Dermatoglifia, o exercício certo na ponta dos dedos e ajudando a escolher o melhor para você.

saiba1.bmp

Alguma vez você já se perguntou porque não consegue ficar tanto tempo praticando uma atividade aeróbica, devido ao cansaço? Ou ver que seus músculos não crescem tanto quanto os do seu amigo apesar de os treinos serem idênticos? A resposta é que o seu corpo reage ao estímulo de modo diferente, em função do tipo de fibra muscular que ele é constituído.

Através da DERMATOGLIFIA do latim, dermo, significando “pele”; e do grego, glypha, significando “gravar”, que é um método Russo, desenvolvido em Moscou e trazido ao Brasil pelo Prof. Dr. José Fernandes Filho, professor da Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro, que concluiu sua tese de doutorado sobre o assunto naquele país, é possível com a coleta das impressões digitais de seus dez dedos das mãos, revelar o potencial genético para desenvolver força, velocidade, coordenação e resistência (com uma possível correlação com  o tipo de massa muscular), herdada geneticamente dos seus pais que é definida durante o terceiro e sexto mês de gestação.

saiba2.bmpNa prática, esta informação pode fazer toda a diferença na hora de escolher o tipo de exercício físico que trará melhores resultados para você, pois com a dermatoglifia é possível identificar seus pontos fracos e fortes, pessoais e intransferíveis e, a partir daí, montar um treino focado no seu potencial genético. Conclusão: os resultados são mais rápidos e seu treino é mais eficiente, o que irá motivá-lo a prática da atividade física.

Para colher as digitais, o procedimento é igual ao utilizado para emissão da carteira de identidade. A combinação de três fatores é que determina o seu potencial genático. Um deles é o tipo de desenho que as linhas formam. Os predominantes são: Presilha (L), Verticilo (W, S-Desenho), ou Arco (A). Outro fator é o índice Delta, definido pela congruência das linhas que formam o tipo de desenho. Também contam-se a quantidade de linhas que cada desenho contém. Através destes três parâmetros é que se faz a interpretação e análise e se chega a um diagnóstico do seu potencial genético.

saiba3.bmpFibras - Existem, basicamente, dois tipos de fibra muscular: as lentas ou vermelhas e as rápidas ou brancas. As lentas se caracterizam por um predomínio da resistência, graças à grande quantidade de mitocôndrias, estruturas que geram energia dentro da célula por muito tempo e são resistentes à fadiga. As rápidas se caracterizam pela grande estrutura das fibras, capazes de gerar muita força e velocidade, mas entram em fadiga rápido.

Com a determinação do seu potencial genético (com a possível correlação com o tipo de fibra) é possível escolher o melhor exercício, também servir como fator de escolha do esporte que você queira praticar além da posição na quadra, ou o estilo e a tática de jogo que deve adotar.

saiba4.bmpApós o diagnóstico, se você possui um potencial para força e velocidade (com possível predominância de fibras rápidas) você deverá priorizar o trabalho de musculação porque você hipertrofia os músculos e ganha força depressa. No caso de uma modalidade, você deve escolher aquela em que esteja envolvida grande potência (velocidade e força juntos) como corridas de velocidade, provas de natação de curtas distâncias, saltos, lançamento; no estilo de esporte se optar em jogar tênis, pode aproveitar a sua potência e jogar para ganhar os pontos no saque, pois esse é seu forte, como também treinar o seu ponto fraco que é a resistência.

saiba5.bmpNo caso de possuir  um potencial genético para resitência (com possível predominância de fibras lentas), você deverá priorizar o trabalho aeróbico, pois demora muito para cansar e consegue permanecer por muito tempo na atividade, escolhendo em participar de provas de longa duração como corridas, maratonas, travessias, jogos e treinar o seu ponto fraco que é a força.

Diversas pesquisas estão sendo realizadas e chegam a conclusão de que a dermatoglifia é um importante fator para determinar o perfil adequado para diversas modalidades no esporte brasileiro entre elas: corredores de provas de longa distância, no futsal de alto rendimento, nos atletas profissionais de futebol de campo, ginástica olímpica, triatlo, natação em provas de meio-fundo e fundo ente outras.

saiba6.bmpColoco à sua disposição esta preciosa ferramenta que possibilitará que você alcance o seu objetivo com mais precisão, valorizando a sua herança genética e com isso otimizando o seu tempo e seu investimento.

Você gostou do artigo e quer fazer a sua análise? Acesse o link abaixo para ter o acesso a este serviço on-line.

http://www.personalcorpo10.com.br/dermatoglifia-quero-fazer-minha-analise/

Indique este artigo para um amigo Indique este artigo para um amigo

143 comentários para “Dermatoglifia, o exercício certo na ponta dos dedos e ajudando a escolher o melhor para você.”

  1. Jorge Faé Disse:

    muito interessante este estudo, eu estou estudando ele com carinho e tenho pretenção de escrever minha monografia nesta area, juntamente com a musculação.

    voce pode me auxiliar com alguma dica?

    serie grato!

    abraço

  2. Vivi Disse:

    Achei interessante esse estudo. Gostaria de saber onde posso encontrar um profissional que entenda do assunto pra que eu possa fazer a dermatoglifia da minha impressão digital.

  3. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Jorge,
    Já foram publicados mais de 15 pesquisas nesta área. Estou a disposição para ajudá-lo.
    Um abraço.

  4. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Vivi,
    Como termino o artigo:”Coloco à sua disposição esta preciosa ferramenta que possibilitará que você alcance o seu objetivo com mais precisão, valorizando a sua herança genética e com isso otimizando o seu tempo e seu investimento.”
    Favor entrar em contato através de meu e-mail para que possamos fazer a coleta das impressões digitais.
    Um abraço.

  5. Carla Disse:

    Olá.
    Gostaria de um contato para saber meu tipo de exercício ideal..cansei de bater a cabeça tentando encontrar o equilibrio nessa área…acabei de parar de malhar e correr e perdi 5 Kg em 2 semanas! era tudo que queria enquanto estava malhando mas nao consigui…qdo estou fazendo musculação e exercícios com muito vigor, só aumento de peso e não perco 1 grama…posso até estar ganhando massa mas me sinto inchada e mal pela balança…
    um abraço!

  6. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Carla, remeti um comentário específico para seu e-mail.
    Obrigado por ler meus artigos.

  7. Cheila Laban Disse:

    Oi.
    Como poderia saber o meu tipo de fibra atraves do teste de dermatoglifia? Existem cursos sobre o assunto?
    Obrigada,
    Cheila.
    Abç.

  8. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Cheila,
    O teste de dermatoglifia é feito por mim. Atuo somente na região da Grande Porto Alegre - RS.
    Caso morre na região poderemos marcar o teste.
    O conhecimento sobre dermatoglifia foi adquirido na minha Pós-Graduação em Fisiolologia do Exercício e até agora não tenho conhecimento de algum curso sobre o assunto.
    Caso seja dá área de Educação Física, posso lhe indicar artigos sobre pesquisas que já foram públicados.
    Um abraço e obrigado pela leitura.

  9. Mario Piscari Disse:

    Prof. João Batista Dalmoro, me interessou o assunto da dermatoglifia, pois foi constatdo em meu exame de glicemia um valor de 172 mg/dL.
    O médico receitou Teutoformin 850 mg. E também exercícios físicos. Mas sem especificar quais.
    Como já tenho 50 e poucos anos preciso evitar a fadiga, que se apresenta também além da famosa “barriguinha de chopps”. Como fazer esse exame de impressão digital?
    Grato pela atenção.

  10. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Mario, com este nível de glicemia você é considerado um diabético, portanto além da medicação é fundamental o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos, pois eles vão favorecer a utilização da glicose sem sobrecarregar o seu pâncreas, mas precisa ter uma orintação adequada pois as atividades devem ser planejadas de acordo com sua condição física e sua taxa de glicose, por isso sugiro que procures um bom profissional da área da Educação Física que poderá com certeza lhe orientar. Estou a sua disposição.
    Se moras na grande Porto Alegre, eu mesmo faço o diagnóstico das impressões digitais, bastando para isso um contato via e-mail.
    Um abraço e estou torcendo pelo seu sucesso.

  11. Eduardo H. R. Silva Disse:

    Gostaria de verificar a possibilidade de uma análise para a atividade que devo praticar pela dermatoglifia. Quanto custa esta verificação? E como devo proceder?

    Um abraço Eduardo (Professor de Ed. Física - Curitiba/PR)

  12. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Prof. Eduardo.

    A possíbilidade existe com certeza, pois hoje já existe inúmeras pesquisas comprovando que a dermatoglifia é um poderoso instrumento para determinar o tipo de atividade física mais adequada ao perfil genético assim como o estilo e a tática adotada para a modalidade escolhida. Atuo na Grande Porto Alegre - RS, por isso não posso atendê-lo em Curitiba.
    Um abraço.

  13. Prof Dr José Fernandes Filho Disse:

    Olá Prof
    Fico muito feliz em saber da sua vontade em estudar dermatiglia, e por isso faço alguns comentários sobre o que vc escreve a respeito:
    1- Dermatoglifia não determina tipos de fibras musculares pois em cada parte de teu corpo vc tem um tipo, mas indica se vc tem mais predominancia aeróbica ou anaeróbica.
    2- Existem trabalhos que desenvolvemos na Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre a aplicação da Dermatoglifia que seria interessante o professor ter acesso pois ela além de ser complexa é necessário mais do que uma aula de um curso de Pós graduação para seu entendimento.
    3- Temos cursos sobre Dermatogifia no Centro de Excelencia em Avaliação Física - R9 no Rio de Janeiro - centrodeexcelencia@gmail.com para os interessados.
    4- Um grande abraço e boa sorte em sua profissão
    Prof Dr José Fernandes Filho

  14. Liciana Possani Disse:

    Olá professor.

    Vi recentemente uma matéria no Fantastico sobre dermatoglifia e então resolvi buscar mais informações sobre o assunto e então encontrei seu texto.

    Acho que agora, além de professora de EF e treinadora, posso dizer que sou atleta de alto-rendimento. Pratico um esporte pouco conhecido chamado Ginástica Aeróbica Esportiva, e gostaria de saber quais pontos devo me concentrar para ter mais sucesso no esporte, já que tenho planos de ir competir mundialmente em breve.

    Moro em Porto Alegre e ficaria muito agradecida se pudesse me ajudar.

    Um Abraço,
    Professora Liciana Possani

  15. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Professora Liciana Possani.

    Remeti um comentário específico para seu e-mail.
    Obrigado pelo contato.

  16. Jorge Faé Disse:

    olá prof. João Batista, sou estudante de educação fisica e estou montando meu projeto de pesquisa para monografia e estou abordando o assunto da dermatoglifia como um instrumento para descoberta de talentos no esporte, mais especificamente no handebol. Como aqui onde moro (espirito santo ) as referencias são minimas, gostaria muito da sua ajuda pois estou muito necessitado!

    aguardo resposta!

  17. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Jorge Faé.
    Remeti um comentário específico para seu e-mail.
    Sucesso em sua pesquisa.

  18. Antonio Augusto Martins Disse:

    Achei o máximo esta matéria, muito obrigado .

  19. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Antonio.
    Obrigado pelo comentário.

  20. Prof. EDerson Messias Disse:

    Ola! mas se for analizar a precossidade, vai haver a hora que o pai de aluno vai te trazer a digital do filho e dizer oque ele tem que treinar, não vai tirar a opção de escolha do aluno, vendo pelo lado do jovem atleta, principalmente no futebol que e visto como um meio de melhorar o nivel social. Será que não vai haver muito oportunista querendo apenas ganhar em sima disto? Necessario a a tecnologia é, mas não vejo como um bom indicador para a criança o professor dizer voce é bom para isso e so isso, posso estar errado, a seleção natural ja e desgantante para muitos, o que dizer se voce e rejeitado cientificamente. Como os professores vão atuar com esse metodo e que preoculpa!!

  21. Leda Barreto Disse:

    Caro Professor,
    Apesar de ser uma pessoa magra, preocupo-me com o gordura visceral. Parece que medicamentos e cirurgias plásticas não resolvem o problema, nem tampouco exercícios que não ataquem diretamente o problema. Achei interessante esta máteria e gostaria de saber qual o tipo de exercício que poderá me beneficiar de modo mais efetivo. Como o senhor se colocou à disposição, gostaria de saber como analisar minhas impressões digitais. Fico no aguardo. Obrigada.

  22. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Leda.

    A sua preocupação com a gordura visceral é muito importante, tendo em vista os enormes problemas que este tipo de gordura pode ocasionar (coloco isso no artigo sobre gordura visceral).
    Estou a disposição para fazer a avaliação das impressões digitais na grande Porto Alegre - RS, pois resido em Canoas. Caso residas na região podemos marcar um horário para a coleta das impressões digitais.
    Muito obrigado e um ótimo 2008.

  23. Aloisio de Magalhães Junior Disse:

    olá professor…estou deixando meu email a respeito do estágio q o senhor comentou no FIEP em seu centro de avaliação.
    Tenho muita vontade de conhecer e poder aprender melhor os métodos realizados em seu centro de avaliação e espero poder estar entre vocês para poder realizar este sonho, desde ja gostaria de parabenizar pelo curso q tive em Foz do Iguaçu e muito obrigada.

  24. cassio camargo Disse:

    Gostei muito do assunto acima, pois trabalho com impressões digitais, e quero saber mais a respeito do critério e metodologia usados, pois acredito que não seja a mesma que usamos para identificar um indivíduo através das impressões dígito papilares.
    Obrigado, espero ansioso uma resposta.

  25. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Cassio Camargo.
    Você poderá ler vários artigos sobre dermatoglifia no endereço abaixo.

    http://www.fpjournal.org.br/

    Um grande abraço e obrigado.

  26. Wagner Disse:

    Boa Tarde Profº conheci recentemente este estudo e achei super interessante, afinal é algo que bate demais com os resultados, estou entrando na area de ed. fisica e quero me aprofundar mais os meus conhecimentos porem gostaria de tirar algumas duvidas, o analise feita em minhas digitais e mostra ser da classe I, isso mostra que minha resistencia é minima, e bate realmente porem gostaria de saber se tenho que trabalhar esta dificuldade, exemplos correr mais e fazer menos exercicios relacionados a musculação, gostaria de ter um contato com o senhor para saber sobre as novidades um forte abraço.

  27. Cecilia Windmoller Disse:

    Olá Professor,
    Sou estudante de fisioterapia e tenho grande interesse em pesquisa sobre as fibras musculares, predominância, predisposição genética entre outros, gostaria de saber como é feita a análise na dermatoglifia, tendo em vista que quero fazer minha monografia sobre os efeitos predominância das fibras musculares… Existe algum curso para se analisar as impressões digitais, ou um programa? Muito obrigada pela atenção, Cecília

  28. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Cecilia.

    Você pode ler os artigos sobre o assunto no site:

    http://www.fpjournal.org.br/

    Existe cursos sobre Dermatogifia no Centro de Excelencia em Avaliação Física
    - R9 no Rio de Janeiro - centrodeexcelencia@gmail.com para os interessados.

    Com esses dois links você pode obter ótimas informações.

    Um abraço e me coloco a disposição para qualquer dúvida.

  29. Wagner Barbosa Disse:

    Este é otimo estudo, quero saber se ele pode ser 100% confiavel, e quais são as avaliações que o senhor leva em consideração para ter um resultado exato sobre a primeira analise, fiz um curso relacionado ao estudo, porem achei bem complicado conseguir visualizar e definir qual digital ela representa, o senhor pode me mandar alguns links onde posso visualizar maiores informações, obrigado.

  30. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Wagner.
    Indiquei dois links para ajudar nesse assunto na resposta para Cecília.
    Um abraço.

  31. Michelle Baiense Disse:

    Ei, professor.
    Sou estudante de Ed. Física no Rio de Janeiro e ouvi um professor mencionar sobre o assunto em sua aula. Isso já faz uns 2 anos e desde então fiquei muito interessada na dermatoglifia. Dentre vários compromissos com a faculdade, já que me formo esse semestre, me esqueci um pouco do assunto, mas ontem um outro professor atiçou novamente minha curiosidade e este, não tem certeza se acredita na dermatoglifia. Eu na humilde qualidade de estudante, gostaria que me mandasse um e-mail dizendo a forma em que se chega a conclusão de qual a predominância das fibras musculares de uma pessoa? E gostaria de saber também a minha predominância, se possível é claro!
    OBS: Assim como o colega acima, eu também senti dificuldades para identificar a digital que represento e saber se é uma metodologia 100% confiável, pois ao falar com o professor terei argumentos suficientes para rebatê-lo.

    Desde já, grata pela atenção.

  32. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Michelle.
    Você poderá ler vários artigos sobre as mais recentes pesquisas em dermatoglifia no endereço abaixo.

    http://www.fpjournal.org.br/.

    Quanto as pesquisas, o importante é ler tudo com muito critério e considerar que estamos analisando o aspecto da genotipia, sendo que a fenotipia também tem grande influência no desenvolvimento e rendimento das pessoas. O que posso falar em termos práticos é que no meu dia-a-dia no trabalho, ela tem sido uma ferramenta importantíssima para nortear o meu planejamento e prescrição dos exercícios com resultados satisfatórios.
    Um grande abraço e obrigado.

  33. Bruno Moraes Disse:

    Sou acadêmico do Curso de Educação Física e tive o contato com a dermatoglifia através de uma disciplina na Universidade, fiquei tão interessado que gostaria de fazer minha monografia sobre este tema associado ao futsal. Vc tem alguma sugestão? Desde já agradeço!

  34. Bruno Moraes Disse:

    Gostaria de mais refencias, artigos para ler, vc pode ajudar?

  35. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Bruno.

    Você poderá ler vários artigos sobre as mais recentes pesquisas em dermatoglifia no endereço abaixo, inclusive já foi publicado artigo sobre dermatoglifia e futsal.

    http://www.fpjournal.org.br/.

    Um abraço e sucesso.

  36. Jefferson Felizardo Silva Disse:

    Ola professor, tudo bem?
    Estou me formando em Educação Física este semestre. Minha professora Aline e eu, gostaríamos de desenvolvermos uma pesquisa sobre este assunto. Trazendo o estudo de Dermatoglifia para a Ulbra Gravataí.
    Gostaríamos de conversar pessoalmente com o senhor, até mesmo para realizar os testes e entender um pouco como estes funcionam. (Qual aparelho ou programa é necessário, além de como se analisa,claro).
    Agradeço desde já.
    Conto com sua colaboração
    Parabéns.

  37. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Jefferson.

    Respondo seu comentário em um e-mail particular.
    Obrigado.

  38. Jefferson Disse:

    Olá professor João.
    Enviamos ao senhor outro e-mail.
    Agradeçemos o contato.

  39. gisele Disse:

    meu medico receitou teutoformin,para regular meu peso,mas pelo que eu li esse medicamento e´para diabetes,gostaria de saber se esse medicamento não vai deixar passar mais meu peso?me respondam por favor

  40. gisele Disse:

    meu medico receitou teutoformin,para regular meu peso,mas pelo que eu li esse medicamento e´para diabetes,gostaria de saber se esse medicamento não vai deixar passar mais meu peso?

  41. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Gisele.
    Infelizmente, como profissional de Educação Física, não posso lhe ajudar nesta questão, pois atuo somente dentro da ética profissional, por isso não estou habilitado a prescrever e opinar sobre medicação.
    É dever de seu médico esclarecer todas as suas dúvidas sobre este assunto. Caso suas dúvidas permaneçam, sugiro que você procure por uma segunda opinião a este respeito.

    Um abraço e sucesso!

  42. Nimui Disse:

    Gostei muito da matéria, tenho interesse em fazer o teste, porém moro em Bsb/DF, existe algum local por aqui onde eu possa fazer a avaliação ou poderia ser feito com você mesmo?

  43. Lourival Lemos Filho Disse:

    Ola estou entrando no ramo de avaliação física, elendo artigos sobre a dermatoglifia fique muito enterassado em saber como se faz aleitura das ponta s dos dedos se tem um protocolo, tabela referencial por favor quem tem algum artigo por favor envie estou desenperadamente presisando consultar este assunto por que estou trabalhando cóm escolare de 7 a 17 anos.
    agrdeço atodos antesipadamente e que Deus abonçoe a todos.
    Professor Lourival, João Pessoa Pb.

  44. jaqueline Disse:

    boa tarde professor gostaria de saber se poderia mandar as digitais pelo e-mail e assim obeter a sua resposta para o melhor exercicio fisico indicado para mim,,

    obrigada

    jacqueline carvalho

  45. Paulo Barbosa Disse:

    Prezado Professor.
    O Teutoformin 850, pode ser utilizado como auxiliador para a perda de peso, em pessoas diagnosticadas como portadoras de diabetes nervosa ????
    Para, um leigo (meu caso) tentando ajudar um parente, quais são os efeitos desse medicamento e para quê é indicado ????

    Atenciosamente.

    Paulo

  46. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Paulo.
    Sinto muito em não poder lhe ajudar, pois atuo somente e estritamente dentro das normas éticas que regem minha profissão que são regulamentadas pelo Conselho Federal de Educação Física.
    Somente um médico poderá lhe dar ajuda neste caso, pois envolve uso de medicamentos para o controle de uma doença.
    Estou à disposição para lhe ajudar com alguma opinião referente aos exercícios físicos.
    Um grande abraço.

  47. Alexandre Disse:

    Boa noite.

    Professor sou profissiol de Educação Física e atuo em academias e ministrando aulas de natação, gostaria de saber se existem mais publicações abordando este tema, pois é de meu interesse aprofundar meus conhecimentos neste assunto, pois não é de meu conhecimento nenhum curso sobre dermatoglifia.

    Desde já agradeço.
    Alexandre.

  48. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Profº Alexandre.
    Você poderá obter artigos no site http://www.fpjournal.org.br/
    Um abraço.

  49. Rosane Disse:

    Ola, professor só gostaria que você mudasse minha sequência de exercícios. Bem, faço 30min de bicicleta depois começo o pesado, então minha sequência é assim: 1°agach, 2° passada(afundo), 3°cadeira ext, 4° leg 45°, 5° hach, depois adu, abdu, levantamento terra, elevação pelvica, mesa ext e finalizo com leg 90°. Com está serie obtive otimos resultados so que já vai fazer 1 mês e gostaria de mudar essa sequência. Minhas séris de perna são todas 3×15 e bumbum 3×20.

  50. Paulo Barbosa Disse:

    Prezado Professor.
    Mais uma vez escrevo, mas agora, com uma pergunta mais pertinente.
    Comecei a cerca de 2 meses, treinamento intenso de musculação, com o objetivo de tornar-me um fisiculturista, na modalidade Classic.
    Eu aliei tanto exercícios aeróbios (cerca de 20 minutos) intercalados entre o treino de musculação.
    Mas sou uma pessoa de metabolismo lento, fato que me remete á utilização de super-séries para a obtenção dos resultados almejados.
    Fato é que para quase todos os grupos musculares, encontrei a melhor forma para atingir meu objetivo. Entretanto, para os abdominais, não consigo de maneira alguma resultados.
    Necessito, queimar a reserva de modo mais direto. Funcional.
    Poderia o senhor me indicar a melhor forma de obter tais resultados?
    Atenciosamente.

  51. João Godoy Disse:

    Prezado professor João batista Dalmoro, sou professor de Ed. Física da SME/PoA e Papiloscopista do IGP/RS. Tenho pesquisado as relações existentes entre os Dermatóglifos e os aspectos psicológicos, quantidade de inteligência e tipos de fibras musculares. Gostaria de obter informações fidedignas a respeito das relações existentees entre impressões digitais e tipos de fibra muscular.

    Agradecido pela atençõa: João Baptista de Godoy Neto.

  52. João B. de Godoy Neto Disse:

    Prezado professor João batista Dalmoro, sou professor de Ed. Física da SME/PoA e Papiloscopista do IGP/RS. Tenho pesquisado as relações existentes entre os Dermatóglifos e os aspectos psicológicos, quantidade de inteligência e tipos de fibras musculares. Gostaria de obter informações fidedignas a respeito das relações existentees entre impressões digitais e tipos de fibra muscular.

    Agradecido pela atençõa: João Baptista de Godoy Neto.

  53. luciana Disse:

    Olá, gostaria de saber qual o melhor tipo de exercício para quem tem gordural visceral?

  54. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá João B de Godoy.
    Você poderá obter outros artigos sobre o assunto no site.
    http://www.fpjournal.org.br/
    Um grande abraço.

  55. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Luciana.
    O melhor exercício para quem tem excesso de gordura visceral é aquele que aumente o seu gasto calórico, que pode ser a musculação ou trabalho aeróbico.
    A musculação aumenta o seu metabolismo basal e o trabalho aeróbico depois de um bom tempo de adaptação poderá aumentar em muito o seu metabolismo durante a sessão de exercícios.
    Existe uma faixa ideal de trabalho aeróbico para a melhor utilização da gordura como principal fonte de energia para o exercício que se chama FAT Máx. Esta faixa de trabalho ideal poderá ser controlada facilmente com um relógio que monitora sua frequência cardíaca.
    Lembre-se que a educação alimentar é parte importânte desse trabalho.
    Um abraço.

  56. Emerson Borges Disse:

    Olá Prof. João Batista!
    Sou professor de Ed.Fisica, pós-graduado em Treinamento Desportivo, preparador físico de futebol profissional e categorias de base. Estou montando um negócio proprio sobre avaliação e seus tipos como neuromotora, morfológica, metabólica e outros. Gostarai de me aprofundar no ramo da dermatoglifia e realizar esse tipo de avaliação em meus clientes! como posso adquirir periódicos sobre o mesmo, e como posso fazer essa consulta para os meus clientes? por pacote?
    Grato!
    Prof.Esp.Emerson Borges

  57. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Emerson Borges
    Você poderá obter outros artigos sobre o assunto no site.
    http://www.fpjournal.org.br/
    Um grande abraço.

  58. carlos antonio pereira Disse:

    professor sou aluno do curso de educação fisica da universidade federal do Rio Grande do Norte ,me interessei muito pelo assunto e pretendo usa-lo como tema de monografia que já começo a escrever no primeiro periodo de 2009,portanto preciso de artigos e pesquisas realizadas nessa area urgente,ficarei grato no que o senhor poder me enviar de informaçoes ,abraço

  59. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Carlos.
    Você poderá obter outros artigos sobre o assunto no site.
    http://www.fpjournal.org.br/
    Um grande abraço.

  60. ana lucia Disse:

    amei a matéria e como professora de educação física gostaria de fazer o teste…. e repassar a outras pessoas.. me oriente, por favor… obrigada.

  61. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Ana Lucia.
    Você poderá obter outros artigos sobre o assunto no site.
    http://www.fpjournal.org.br/
    Um grande abraço.

  62. Marcelo Brasil Disse:

    Ola Prof.
    Gostaria de saber se através da dermatoglifia podemos acelerar o processo de “migração” de fibras de uma característica para a outra com mais certeza e eficiencia.

    Abraços

  63. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Marcelo.
    Uma vez que o tipo de fibra muscular é definida genéticamente, com certeza você não pode acelerar o processo de migração para outro tipo, pois isso não existe, só se consegue este tipo de ganho em experiências de laboratório.
    A dermatoglifia vai te ajudar a definir o prodominío do tipo de fibra e com isso otimizar o seu treino, focando naquilo que você tem como ponto forte ou melhorar o seu ponto fraco.
    Um grande abraço e sucesso.

  64. Mauricio Disse:

    Sinceramente, como professor de Educação Física e Fisiologista, não consigo acreditar nesse método milagroso de análise.
    Estou procurando e vou ler tudo que estiver disponível, não acredito nesse milagre.
    Se voce ou qualquer outra pessoa possuir ou indicar um artigo científico publicado em revista conceituada que comprove o milagre, vou ler atentamente e dar o braço a torçer, até lá não acredito.

  65. Leonardo Disse:

    Olá Dr.!
    Onde posso fazer este teste em POA?
    Quais os custos?

    Obrigado, Leo.

  66. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Leo.
    Estou mandando resposta via e-mail.
    Um abraço.

  67. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Maurício.
    Como professor de Educação Física e Fisiologista você tem todo o direito de questionar, mas só para seu conhecimento este estudo foi realizado pelo Dr. José Fernades Filho, professor da Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro, que concluiu sua tese de doutorado sobre o assunto na Russia.
    Lembrando que “milagre” em ciência não existe e sim descobertas através de muito estudo, experiências e comprovações, que acrescentem novos rumos e quebrem paradigmas pré estabelecidos no conhecimento humano em qualquer área.
    Já existem várias pesquisas publicadas e você poderá conferir as mais recentes no http://www.fpjournal.org.br/ ou assinar a revista Fitness&Performance para acessar as pesquisas.
    Um grande abraço.

  68. Luiz Maurício Ludwig Ortiz Disse:

    Bom dia professor!!!
    Bem sou professor de educação física em Santa Catarina, e trabalho como personal trainer.
    Gostaria de um auxilio quanto a dermatoglifia para melhorar os resultados dos meus alunos tanto com a hipertrofia quanto perda de peso.
    Ja tenho um pouco de conhecimento quanto a dermatoglifia, meu trabalho de conclusão de curso foi a respeito desse assunto. Gostaria mesmo de trocar alguma idéia quanto aos procedimentos mais recentes .
    Desde já agradeço, e espero retorno
    Abraço!!!!!

  69. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá professor.
    O que tem de mais recente está sendo publicado na revista Fitness&Performance, que podes assinar comigo ou acessar o site. http://www.fpjournal.org.br/
    Um abraço e sucesso.

  70. andrew Disse:

    eu queria saber quanto custa aproximadamente um teste de dermatoglifia, e se é dificil de achar uma clinica que faça esse teste. Obrigado desde de já e aguardo resposta.

  71. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Andrew.
    Envio a resposta privativa via e-mail.
    Obrigado.

  72. Letícia e Vinicius Disse:

    Olá Professor,

    Somos estudantes de Educação Física, e estamos interessados em fazer uma pesquisa para nosso Trabalho de Conclusão de Curso abordando o tema Dermatoglifia utlizando este teste na modalidade de natação, e gostariamos de aplicar nos atletas.
    Tem algum publicação voltada para natação?
    Poderia nos ajudar?

    Desde já agradecemos!

  73. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Professores.
    Já tem publicação sobre natação, que vocês poderão acessar no site:
    http://www.fpjournal.org.br/
    Um abraço e sucesso.

  74. Marta Teles Disse:

    Boa noite, Prof. João Batista!
    É de suma importância a sua publicação para todos os educadores físicos que buscam informações de cunho científicos como aprimoramento do seu trabalho.
    Por isso, venho lhe pedir que se tiver algum artigo que fale sobre os efeitos da contração excêntrica no trabalho de força (por ex: Tai Chi Chuan) eu desde já lhe agradeço.
    Marta Teles.

  75. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Marta Teles.
    No site www.jap.org você pode procurar muitos artigos sobre o assunto. Digite eccentric e clique em
    QuickSearch[advanced] e selecione todos dos jornais, que obterá inúmeros artigos sobre o assunto.
    Sucesso e aproveito para mandar uma lista de sites científicos para suas pesquisas.

    SITES CIENTÍFICOS

    1 www.capes.gov.br
    2 www.cnpq.br
    3 www.sbpcnet.org.br
    4 www.usp.br
    5 www.unicamp.br
    6 www.ufrgs.br
    7 www.fee.tche.br/bibvirtual
    8 www.medportal.com
    9 www.circ.ahajournals.org
    10 www.bu.ufsc.br
    11 www.sibi.ufrj.br
    12 www.ibge.gov.br
    13 www.medscape.com
    14 www.nature.com
    15 //sportsmedicine.about.com/
    16 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed
    17 http://www.newscientist.com/
    18 www.funasa.gov.br
    19 www.bireme.br
    20 //content.nejm.org
    21 www.bmj.com
    22 www.amb.org.br
    23 www.fapergs.tche.br
    24 www.amrigs.com.br
    25 Biblioteca pública de Nova York: //gopher.nypl.org
    26 Biblioteca do congresso norte-americano: www.loc.gov
    27 www.nlm.nih.gov
    28 www.pnas.org
    29 www.lactate.com
    30 www.lancet.com
    31 www.fisterra.com
    32 www.jama.com
    33 www.jap.org
    34 www.sciencedirect.com
    35 www.nuteses.ufu.br
    36 www.ibict.br
    37 www.filosofia.pro.br
    38 www.hopkins.edu
    39 www.cev.org.br
    40 www.eji.de
    41 www.bn.br
    42 www.scielo.org
    43 www.cdc.gov/epiinfo
    44 //sportsci.org
    45 www.prossiga.br/portaldereferencia
    46 www.pedagogia.pro.br
    47 //bnd.bn.pt
    48 www.sciquest.com
    49 www.ensp.fiocruz.br
    50 www.freemedicaljournals.com.br
    51 www.bloodjournal.org
    52 www.bireme.br53 www.epm.br
    53 www.fiocruz.br
    54 www.ims.uerj.br
    55 www.imesc.br
    56 www.incor.usp.br
    57 www.lampada.ueri.br
    58 www.opas.org.br
    59 www.sarah.br
    60 www.cdc.gov
    61 www.nih.gov
    62 camis.stanford.edu
    63 www.cobea.org.br

  76. Vitor Amares Gusmão Disse:

    Oi
    Não faz muito quando ouvi falar da dermatoglifia, e gostaria de aproveitar para saber onde que eu poderia encontrar um profissional que faça a dermatoglifia, para que eu possa fazer da minha impressão digital, pois seria uma coisa interessante, uma ótima experiencia conhecer melhor o nosso corpo é sempre bom.
    Obrigado!
    Grande Abraço e boa semana!

  77. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Vitor.
    Mandei uma resposta privativa via e-mail.
    Um grande abraço.

  78. Abel Júnior Disse:

    Oi,

    Tive conhecimento sobre esse método em um mino curso que fiz na faculdade. Gostaria de, mas informações, se possível trocarmos idéias por email.

    Grato!!!

  79. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Abel.
    Seria melhor por e-mail.
    Um abraço.

  80. ANDRÉ CINTRA Disse:

    Ouvi muito sobre esse assunto num curso feito pelo José Fernandes Filho e fiquei interessadíssimo a respeito. Só que estou com muitas dificuldades em encontrar livros ou artigos que falem o método da contagem, ou seja, como faço o calculo e os deltas. Esse site está em meus favoritos e vou entrar sempre pra ver alguma coisa. Quais referencias posso utilizar para me aperfeiçoar, vou fazer um curso mas não quero fazer sem ter pelo menos uma noção. Obrigado. André Cintra.

  81. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Acesse o site abaixo e baixe gratuitamente os artigos referente ao assunto.

    http://www.fpjournal.org.br/

    Um abraço

  82. Ana Paula Schreiber Disse:

    olá professor João,

    vivo fora do Brasil e estou interessada no estudo das digitais para saber qual seria o melhor esporte pra mim. Adoro correr, ciclismo e nadar. Vou completar 40 anos e tenho muito interesse em saber como me cuidar para evitar lesoes e envelhecimento precoce devido ao exagero de exercicios somado a alimentacao inadequada. Como uma de suas leitoras, também sofro por aumento de peso quando faço muito exercicío e emagreço quando paro. Quero definir meu corpo, perder gordura cutanea e nao conheço ninguém auqi em Lima que tenha seu conhecimento. Como poderíamos fazer para esse estudo a distancia? ha possibilidade? porque engordo qdo exagero no esporte e não o contrário? fico inchada. Porém esporte é como o ar que respiro, preciso dele pra relaxar.

    um abraço desde terras andinas
    e agradecida desde já

    Paula

  83. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Ana Paula.
    Parabéns pelo estilo de vida ativa que tens, isso já é meio caminho andado para uma vida em plena saúde. Quanto a evitar lesões no esporte a primeira coisa é respeitar os seus limites e o primeiro sinal de que alguma coisa está errada é a dor. Dor é sinal que seus limites foram ultrapassados, por isso tome cuidado em ser uma super mulher no esporte. Quanto a alimentação, basta fazer 6 refeições por dia e colocar em todas elas proteína de alto valor biológico, carboidratos complexos e gorduras boas além de uma boa dose de sais minerais e vitaminas que encontrará em frutas e verduras.
    Quanto ao estudo das impressões digitais mando um e-mail particular.
    Provavelmente e seu aumento de peso durante os exercícios deve-se ao aumento da massa muscular e também a retenção de líquidos. Você poderá diminuir o inchaço com a ingestão de fibras na sua dieta.
    Outra possibilidade de você estar “engordando” durante o exagero no esporte pode ser a sua alimentação inadequada e em excesso, por isso reveja isso em seu dia a dia.
    Um grande abraço e sucesso.

  84. Olavo Júnior Disse:

    Boa tarde Prof. João B. Dalmoro,

    Tudo bem?

    Preciso de uma grande ajuda sua. Decide fazer meu TCC sobre Dermatoglifia, pois acho mto interessante esse assunto, só que tenho duvidas a respeito do tema que posso escolher dentro da Dermatoglifia ( Voltado para equipe de alto nivel em um determinado esporte, musculação ou Descobertas de Talentos em escolas). Não sei como começo, apesar de querer fazer a pesquisa sobre descobertas de talentos.
    Por favor, me ajude como puder. Não achei mtos livros sobre o assunto.
    Desde já agradeço,
    Abraços.

  85. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Olavo.
    os artigos sobre o assunto você vê gratuitamente no site.
    http://www.fpjournal.org.br/
    Quanto ao tema, sugiro aquele em que mais se identifica ou que já esteja trabalhando ou estagiando.
    O livro que tem um capítulo sobre o assunto é : A prática de preparação física do Estélio Dantas.
    Um abraço e sucesso.

  86. Olavo Júnior Disse:

    Oi João.
    Brigadao por ter me orientado. Agradeço de coração mesmo.
    Assim que tiver ou souber de mais artigos e livros me avise, por favor.
    Tenha um otimo fds, fik com Deus. Abração.

  87. Pablo Disse:

    Queria saber como empregar a dermatoglifia pra descobrir novos talentos???
    Só especialista faz o estudo???
    Como faria pra aplicar na rede pública de educação???
    Aguardo retorno!!!
    Abraço

  88. Elcio Carvalho Neto Disse:

    Eu estou interessado em realizar um curso de dermatoglifia, vc podem me orientar?

  89. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Pablo.
    Você poderá aplicar esse conhecimento após fazer um curso sobre o assunto e se aprofundar através de leitura de artigos publicados.
    Um abraço.

  90. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Elcio.
    Vou responder em um e-mail particular.
    Um abraço.

  91. Alexandre Souza Disse:

    Sou ex-jogador de futebol, treinador e profesor de ed. física e fiz um curso (hoje) onde o professor falou da dermatoglifia. Anotei e resolvi pesquisar por achar que é algo que vai me ajudar muito no trabalho com crianças no futebol. Gostaria de obter mais informações sobre o assunto e manter contato com profissionais capacitados deste assunto… Abraços, Alexandre

  92. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Alexandre.
    Você poderá obter mais artigos sobre o assunto no site:

    http://www.fpjournal.org.br/

    Um abraço.

  93. Deborah Astridge Disse:

    Olá Prof. eu tenho problemas de acumulação de gordura visceral associado a Síndrome de Pluri-Resistência Metabólica, em Abril atingi os 100 Kg, pois estou a tomar anti-depressivos e passei um mau pedaço, resolvi entrar para um ginásio local e já perdi 12 kg, só que não consigo perder o dito «pneu», analisando a minha forma, sou do tipo maçã e gostaria se possível que o Sr. analisasse a minha digital para ver qual o tipo de exercício que acha mais adequado para mim.

    Certa da sua melhor atenção para o assunto,

    _Cumprimentos,

    deborah

  94. Henrique Farias Disse:

    Prof. Joao, estou iniciando o meu trabalho de TCC e pretendo abordar esta área da Dermatoglifia. Gostaria de saber onde posso encontrar mais pesquisas/artigos sobre o assunto. Li em alguns posts que o senhor atua em Porto Alegre, é isso? Teria como passar o seu email pois estudo no IPA.
    Desde já agradeço.
    Att. Henrique Farias

  95. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Henrique.
    Vou responder a você em e-mail particular.
    Um abraço.

  96. malu Disse:

    tem como enviar por email as digitais e fazer uma consulta via msn?

  97. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Malu.
    Vou responder a você em e-mail particular.
    Um abraço.

  98. Eduardo Disse:

    boa noite professor, sou estudante de educação física e estou buscando material
    para minha monografia ligada a dermatoglifia, já consegui alguns bons artigos
    da fitness e performance. Mas ñ consigo o protocolo de Cummins & midle
    vc saberia me indicar onde consigo ou me passar algum material fidedigno ?!

  99. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Eduardo.
    Você poderá encontrar um bom material no livro do Estélio Dantas : A prática da preparação física.
    Um abraço e sucesso.

  100. DIOGENES PEREIRA Disse:

    achei muito interesante o documentario sobre a dermatoglifia. ja havia feito um curso em 2003 com dilmar pinto guedes em foz do iguaçu. na epoca muita controversia sobre o assunto mas vejo que hoje as coisas estão se encaminhando para um concenso. estou vendo que a dermatoglifia realmente funciona
    os estudos e as esperiências comprovam isso.

  101. DIOGENES PEREIRA Disse:

    corrigindo a data que estive em foz do iguaçú 2001 e não 2003 na epoca fazendo circuito de musculação. e circuito de personal training. no 16º congresso internacional de educação fisica.

  102. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Diogenes.
    Realmente as pesquisas vêem demonstrando que temos uma importante ferramenta para servir a sociedade e trabalharmos com mais cientificidade dentro da Educação Física.
    Um grande abraço, obrigado e sucesso.

  103. Dirlene Disse:

    Olá professor João,usei o tema dermatoglifia para apresentação de um artigo,e agora estou usando o mesmo para um trabalho sendo que esse tem que ser um produto e eu tenho que convencer o mercado a comprá- lo,tenho que ter meu marketing,como poderia ser usado esse tema como produto ?

  104. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Dirlene.
    O tema dermatoglifia pode ser usado como ferramenta de marketing, pois com ela você economiza tempo e investimento das pessoas, além de otimizar resultados.
    Um abraço e gostaria de receber o seu artigo e seu produto de marketing com o tema.

  105. Sidney José Arruda Pimentel Disse:

    Professor João Batista parabenizo pelo seu artigo e ao mesmo gostaria de saber se existe alguma pesquisa na área da cognição?
    Sidney Pimentel

  106. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Sidney.
    Atualmente não conheço pesquisa neste campo.
    Está aí um bom campo de pesquisa.
    Um abraço.

  107. Juliana Disse:

    Ei João!
    Gostaria de saber como poderei fazer o teste com minhas digitais.
    Estou para começar na academia, mas nada me atrai.
    Quero saber o que seria bom para mim.
    Obrigada, estou em aguardo!

    Juliana

  108. Marcio Disse:

    Ola Professor,

    Estou com 37 anos, 79kg, 1,78 e de uns tempos pra cá a minha barriga aumentou muito, outro dia medi e já está com 94cm de circunferencia. Não bebo, não fumo, tenho uma vida regrada com alimentação e sono e gosto de praticar esportes (natação e bicicleta).
    Gostaria de fazer esta análise da digital, pois creio que daria uma direção na atividade fisica e poderia focar os exercícios naquilo em que terei melhores resultados. Aguardo sua resposta. Moro no interior de MG e com isso ficaria inviável um contato pessoal, seria possivel colher as digitais e mandar por e-mail?

    Caso tenha mais algum artigo ou pesquisa que possa enviar, por favor, mande por e-mail para que eu possa ler

  109. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Juliana e Marcio.
    Respondi seus comentários em e-mails particulares.
    Um abraço e obrigado.

  110. Adelcy Disse:

    Olá Prof. João Batista,

    Como moro em São Paulo(capital), tb gostaria de enviar as digitais por e-mail, é possível? Qual o custo? (seria para duas pessoas).
    Um abraço e parabéns pelo trabalho.
    Adelcy

  111. Rafael Disse:

    Olá Professor.
    Tenho interesse em aprender a realizar este tipo de avaliação física.
    O senhor teria o protocolo ou sabe de algum curso para tanto?
    Aguardo resposta e obrigado!!!

  112. Coach Disse:

    Olá Professor!
    Muito interessante…pena q estou longe.
    É possível enviar o protocolo desse teste por e-mail?
    Obrigado e Sucesso!

  113. Djalma Disse:

    Gostaria de fazer uma análise das minhas digitais, como faço?

  114. Nathallie Disse:

    Olá professor!
    Seria possível fazer esta avaliação através de uma imagem escaneada da digital. Quanto seria cobrado?
    Obrigada!

  115. Rose Disse:

    Olá,
    Quero me submeter a tal avaliação, por gentileza fornecer locais ou se é possível realizar através de imagem escaneada. Abs, Rose.

  116. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Coach, Djalma, Nathalie e Rose.
    Respondi a suas dúvidas com e-mail particular.
    Um abraço e obrigado.

  117. José santos Disse:

    Gostaria de verificar a possibilidade de uma análise para a atividade que devo praticar pela dermatoglifia. Quanto custa esta verificação? E como devo proceder?

    Santa maria/RS

  118. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá José.
    Respondi suas dúvidas em um e-mail particular.
    Obrigado

  119. Marcelo Tafernaberry Disse:

    Bom dia Professor João Batista!
    Interessei-me muito pelo assunto. Recebi um folheto informativo do curso que será ministrado dia quinze de maio. Mas nesse dia já tenho um compromisso inadiável. Você tem outro curso marcado para outra data? E sobre esse assunto você tem mais algum artigo seu publicado? Se eu mandar um acadêmico que cursa o nível dois, e que é leigo em fibras será que vale apena? Você disponibiliza material apostila? Pode ser filmada a parte prática, já que não vou poder estar presente?
    Gostaria também de fazer uma analise minha pessoal é possível?
    No aguardo.
    Obrigado desde já!
    Um abraço

  120. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Marcelo
    Respondi suas dúvidas em um e-mail particular.
    Obrigado

  121. sergio Disse:

    Gostaria de saber em que lugar no Rio de janeiro eu posso fazer uma avaliação de dermatoglifia, se o senhor puder me responder por e-mail fico agradecido.

  122. Mari Disse:

    Olá professor João Batista,
    Tomei conhecimento do assunto hoje e fiquei muito curiosa.
    Estou com 56 anos e muita dificuldade em perder peso. Moro no Recife/PE e gostaria de saber da possibilidade de fazer esse teste e o custo.
    Obrigada,
    Mari.

  123. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Mari
    Respondi a você em um e-mail particular.
    Um abraço.

  124. edi Disse:

    Olá João
    Estou fazendo meu trabalho de conclusao de curso e escolhi este assunto o perfil deramtoglifico em altetas de voleibol de alto nivel.. espero que o curso me de suporte para fzar a analise e se tiver algum artigo sobre o assunto será q vc pode me enviar.. ?
    Obrigado

  125. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Edi.
    O curso lhe dará todo o suporte e fornecerei todas as pesquisas publicadas na área de dermatoglifia.
    Um abraço e obrigado.

  126. Markus Disse:

    Caro professor Joao. Parabens pelo excelente trabalho de pesquisa e artigo sobre a dermatoglifia. A univeridade de Calgary, Canada (onde vivo), vem desenvolvendo estudos na area, relacionando a dermatoglifia ao diagnostico de cancer de mama, apenas uma das funcoes dessa area de conhecimento entre tantas outras.
    Obrigado por compartilhar e te desejo sucesso!
    Abraco do Canada!

  127. Prof Dr José Fernandes Disse:

    Olá Professor

    Como vai?
    Parabéns pela contribuição que vem trazendo a ciência e em particular para a Dermatoglifia. Gostaria de conversar sobre o tema e propor um trabalgo em conjunto.
    Meu e-mail - jff@ceafbr.com.br
    Skype jffbepe@gmail.com
    Um abraço
    Prof Dr José Fernandes Filho

  128. Marina Assef Disse:

    Boa tarde professor!

    Eu escrevi e publiquei um artigo sobre dermatoglifia sob a orientação do prof. Luciano Alonso. O meu desejo é continuar trabalhando com pesquisa nessa área, mas gostaria que o senhor pudesse me indicar algum curso, para ampliar meu campo de conhecimento sobre o assunto.

    Muito obrigada.

    Um abraço,
    Marina Assef.

  129. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Prof. Dr. José Fernandes Filho.
    Responderei ao senhor em e-mail privado.
    Obrigado.

  130. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Marina.
    Parabéns pelo artigo, que também gostaria de receber em meu e-mail.
    Quanto ao curso, estarei ministrando a 2ª edição do curso sobre Dermatoglifia em 14 de agosto.
    Maiores informações no link no começo da página.
    Um abraço e obrigado.

  131. Marina Assef Disse:

    Olá!!
    Qual seria seu e-mail para que eu possa estar enviando o artigo?
    Ele também pode ser visto nesse link da EFDeportes: http://www.efdeportes.com/efd132/dermatoglifos-como-preditores-da-coordenacao-motora-em-atletas.htm

    Vou ver o link sobre o curso, gostaria realmente de fazê-lo!
    Obrigada pela informação!
    Um abraço,
    Marina.

  132. José Carlos Disse:

    Achei muito interessante essa técnica. Gostaria de saber quanto custa o teste?
    Irei fazer o curso em agosto.
    Parabéns pelo artigo.

  133. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá José Carlos.
    Verei você dia 14 no curso.
    Quanto as informações do custo do teste você poderá ver no link abaixo.

    http://www.personalcorpo10.com.br/dermatoglifia-quero-fazer-minha-analise/

    Um abraço e obrigado.

  134. Evandro Disse:

    Bom dia

    Fiquei muito curioso sobre a dermatoglifia. Segundo essa teoria, gêmeos univitelinos, que possuem DNA idêntico, teriam a mesma predisposição genética e muscular para exercícios físicos. Entretanto eles possuem datilogramas diferentes. Qual a explicação para essa situação?

  135. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Evandro.
    A explicação para esta situação se encontra no princípio da VARIABILIDADE, a que torna cada datilograma único.
    Abaixo os princípios.
    Um abraço e sucesso.

    Princípios da Dermatoglifia.

    PERENIDADE.
    Os desenhos digitais existem desde o 6º mês de vida fetal até a putrefação cadavérica.
    IMUTABILIDADE.
    Propriedade dos desenhos digitais não mudarem sua forma original desde que surge até a decomposição do corpo.
    CLASSIFICABILIDADE.
    Propriedade das figuras digitais, serem classificadas para arquivamento e pesquisas.
    VARIABILIDADE.
    Propriedade dos desenhos digitais em variar de dedo e de pessoa para pessoa, sendo únicos em suas características quantitativas e qualitativas.

  136. Vanessa Fontana Disse:

    Ola, gostaria de saber se vc ainda faz análise de impressões pois tenho interesse em descobrir qual atividade física me trará melhores resultados. Aguardo retorno. Obrigada

  137. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Vanessa.
    Enviei resposta privada no teu email.
    Att.

  138. Tiaraju Disse:

    Tudo bem bem professor! gostaria de saber como e onde se pode fazer este tipo de exame!
    grato

  139. Felipe Disse:

    Gostaria de saber nomes de livros que possa me ajudar a saber mais sobre dermatoglifia

  140. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Tiaraju.

    Enviei resposta privada no teu email.
    Att.

  141. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Felipe
    Enviei resposta privada no teu email.
    Att.

  142. igor Disse:

    Eu tenho 5 digitais do tipo presilia, 4 do tipo verticeiro e 1 do tipo força, porém minha força é excelente visto q malho ha 12 anos, porém gostaria de saber qual é meu potencial através da dermatoglifia?

  143. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Igor.
    Acesse o link abaixo.
    Um abraço
    http://www.personalcorpo10.com.br/dermatoglifia-quero-fazer-minha-analise/