Como a gordura visceral prejudica seu organismo

Por muito tempo se considerou que a gordura corporal como a vilã de uma série de doenças, desde infartos e derrames até apnéia do sono, de vários tipos de câncer a problemas na coluna.

O que se verifica hoje, é de que forma esta gordura está distribuída pelo organismo e não mais a quantidade de gordura que a pessoa possui.

foto1.gifA gordura mais danosa ao corpo humano quando se fala em termos de saúde é aquela que se concentra no abdômen, a famosa barriga “de cerveja”, no caso dos homens. Ela é chamada de gordura visceral ou intra-abdominal.

Hoje mais de 70% dos brasileiros adultos têm um acúmulo de gordura na cintura, acima do limite ideal.

Os perigos oferecidos por este tipo de gordura decorrem de sua proximidade com órgãos vitais como: fígado, intestino, rins e pâncreas.

Para avaliar os riscos associados à obesidade, a melhor e mais barata ferramenta é uma fita métrica. A circunferência da cintura é o melhor parâmetro para avaliar os riscos impostos pelo acúmulo de células adiposas.

Para ter uma noção do que significa esta gordura no corpo, veja estes dados:

  • Ela triplica o risco de infartos ou derrames.
  • Aumenta em cinco vezes a probabilidade de diabetes.
  • Oferece 30% a mais de risco de câncer, em especial os de mama, útero e colón.
  • Pode reduzir o colesterol bom, o HDL.
  • Pode aumentar o taxa de triglicérides e o acúmulo de colesterol ruim, o LDL.
  • Pode elevar a pressão arterial.
  • Pode facilitar a apnéia do sono.
  • Aumento de casos de câncer de intestino grosso, rins, endométrio e ovários.

Quanto menor é sua circunferência da cintura melhor, porque significa que a cinturinha de pilão deixou de ser uma questão estética para se transformar numa questão de saúde.

Começou na década de 40 a preocupação de como a gordura se distribui no corpo e a partir disso, duas silhuetas ficaram caracterizadas, aquela em forma de pêra e aquela em forma de maçã.

foto21.gifNo formato pêra, a gordura se concentra predominantemente na região do quadril, coxas e nádegas, sendo que este tipo acumula a gordura subcutânea (logo abaixo da pele) não compromete tanto o funcionamento do fígado, rins ou pâncreas, funciona como um depósito de gordura, evitando com isso que elas se acumulem em órgão vitais.

foto3.gifNo formato maçã, o acúmulo de gordura se situa preferencialmente em volta da barriga, e nela predomina a gordura visceral, mais nociva a saúde do organismo.

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que o tecido adiposo era um simples depósito de gordura. Em meados dos anos 90 foi descoberto que ele produz mais de uma centena de substâncias, inclusive hormônios.

A gordura visceral e mais perigosa por várias razões. A primeira delas é que as células do tecido adiposo visceral são pouco eficientes em reter gordura dentro delas. Por estarem muito próximas de órgãos importantes da cavidade abdominal, ao liberar moléculas de gordura elas afetam o funcionamento do pâncreas, do fígado, dos rins, etc.

Com atividade prejudicada, esses órgãos acabam por comprometer também a saúde cardíaca. Some-se a isso o fato de que a gordura visceral produz uma série de compostos que direta ou indiretamente aumentam a quantidade de açúcar no sangue, impedem ação do hormônio insulina (podendo com isso deflagrar diabetes) e deixam as paredes arteriais mais frágeis, facilitando a ocorrência de infartos e derrames.

Saiba o que as células de gordura produzem:

ADIPONECTINA: substância que protege o sistema cardiovascular, impedindo que placas de LDL (o colesterol ruim) se depositem na parede dos vasos sangüíneos. A adiponectina se reduz conforme a obesidade aumenta, especialmente a visceral. Quer dizer: mais obeso menos protegido.
LEPTINA: hormônio que avisa ao cérebro que já há gordura suficiente estocada, inibindo o apetite. Nos obesos, aparece aumentada (isso é muito bom), mas eles desenvolvem algum tipo de resistência para seus efeitos de saciedade.
ÁCIDOS GRAXOS LIVRES: gordura que se acumula no fígado, no músculo e provavelmente no pâncreas, colaborando para a resistência a insulina, que é precursora do diabetes. O acúmulo no fígado provoca a esteato-hepatite que pode levar a cirrose. Também altera o endotélio, camada interna dos vasos sangüíneos, facilitando a criação de placas que causam tromboembolismo, infarto ou derrame.
ANGIOTENSINA II: substância que contrai os vasos sangüíneos e provoca a hipertensão.
RESISTINA: proteína cuja produção é aumentada em obesos. Ela se liga a receptores na superfície de outras células e as tornam resistentes à insulina.
PAI-1: fator coagulante que aumenta o risco de trombose.
ENZIMAS que interferem nos hormônios sexuais, transformando, por exemplo, o estradiol em estronas, relacionadas ao aparecimento de câncer de mama e de endométrio.
ENZIMAS que ativam o cortisol, o “hormônio do estress”, que favorece a deposição de gordura na barriga.
INTERLEUCINA-6: produzida quatro vezes mais pela gordura visceral que pela subcutânea, estimula a secreção pelo fígado da proteína C-reativa, que contribui para o depósito de placas de gordura nos vasos sangüíneos.
FATOR DE NECROSE TUMORAL (TNF-alfa): proteína inflamatória que atinge o endotélio, interferindo em suas funções de regulação da pressão sangüínea e facilita a adesão de placas de gordura nas paredes dos vasos.

foto4.gif
A avaliação precisa do acúmulo de gordura visceral só é possível com exames de tomografia computadorizada conforme foto acima, mas os custos são elevados. Por isso uma maneira mais econômica de verificar isso é medir a circunferência da cintura.

foto5.gifPara isso basta passar uma fita métrica em volta de sua barriga na altura do umbigo seguindo os seguintes passos:

  • A medição deve ser feita com o tórax sem roupa.
  • A fita métrica deve ser colocada na altura do umbigo.
  • O abdômen deve estar relaxado e expirando. Não vale prender a respiração.

Para a América Latina os valores de referência são 80 centímetros para as mulheres e 94 para os homens.

Algumas pessoas pensam em resolver isso com uma lipoaspiração, mas estão enganadas.

A cirurgia pode funcionar no ponto de vista estético, mas para a saúde não faz a menor diferença, porque a operação não elimina gordura visceral, pois ela é muito entranhada na cavidade abdominal e a cânula usada nessas cirurgias não é capaz de aspirá-la.

O único jeito de conseguir uma cintura de pilão que seja também sinônimo de saúde é seguir a velha e boa cartilha dos hábitos de vida saudáveis e que ninguém pode fazer por você: alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares bem orientados por um profissional de Educação Física, tudo regado com muita disciplina e perseverança.

Uma redução de 9 cm na circunferência do abdômen equivale uma diminuição de 30% da gordura visceral, isso já é um incentivo para você começar a se cuidar desde já.

Fontes: Federação Internacional de Diabetes (www.idf.org), Federação Mundial de Cardiologia (www.wordheart.org), Sociedade Brasileira de Cardiologia (www.cardiol.br), IBGE -Pesquisa sobre Padrões de Vida (PPV).

Indique este artigo para um amigo Indique este artigo para um amigo

163 comentários para “Como a gordura visceral prejudica seu organismo”

  1. renato rodrigues Disse:

    ola muito obrigado por esa enformação to precisando fazer uma dieta

  2. Luiz Fernando Lopes Disse:

    Bom dia , professor.
    Meu nome é Luiz Fernando e trabalho com personal e professor de musculação, e estou muito interessado sobre o tema de Gorduras Viscerais, e tenho uma dúvida em elimina -las.
    * Qual o rémedio americano que está muito usado na medicina ortomolecular?

    *Realmente a lipo não fuciona, pois não tem como retirar a gordura visceral ?

    *Qual seria o programa mais adequado, Aeróbiuo com musculação?

    Desde já agradeço!!!!
    abraços

  3. Eliane Ventura Disse:

    A gordura visceral não pode ser retirada por lipo?

    Há remédio indicado para essa gordura abdominal, estão falando em uma medicação americana, existe mesmo e funciona?

  4. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Luiz Fernando , como você já está fazendo um trabalho com personal acredito que estejas sendo bem orientado. A lipo funciona muito bem com a gordura subcutânea, pois a cânula que aspira as células de gordura consegue penetrar facilmente nesta área. Agora imagine a cânula passando desta camada e chegando perto do seu fígado, intestino e outros órgãos. Qualquer erro resultaria numa enorme complicação cirúrgica com consequências inesperadas. Normalmente temos em torno de 25 a 35 bilhões de células de gordura em nosso corpo. Quando você emagrece elas murcham, mas continuam lá, por isso é fundamental a mudança de comportamento.

    Aliane, o remédio europeu comercializado pelo laboratório Sanofi-Aventis é o Acomplia. Um medicamento que deve ser receitado por médicos para casos de saúde e não para cuidar da vaidade. Além do que é um remédio que pode ter efeitos colaterais como depressão, mudanças de humor e ansiedade. Como disse no artigo que a cintura de pilão deve ser sinônimo de saúde e isso requer mudanças de comportamento. Além do mais o preço sugerido é em torno de R$ 500,00 a R$ 600,00 por mês e o tratamento dura em torno de um ano. Não se iludam com promessas milagrosas, o mundo já está cheio disso. Usem o bom senso. Hábitos saudáveis são para a vida toda e isso faz uma enorme diferença ao longo dos anos.

    O programa mais adequado pode ser definido com o diagnóstico do tipo de fibra muscular, pois ela determinará qual seria o melhor exercício para sua genética, para saber mais leia o artigo : A escolha do exercicio certo na ponta dos dedos.
    Obrigado pelos comentários e um abraço.

  5. Fabiana Disse:

    Bom dia Prof. Tenho 31 anos e tenho intolerancia a lactose e ao glutem, em função disso tenho periodos nos quais começo a comer e 15 minutos depois já preciso ir ao banheiro para evacuar. De seis meses pra cá meu abdomem aumentou muito, sendo que as demais medidas continuam as mesmas. Gostaria de saber se pode me orientar, já que passei por alguns Gastros e Endocrinos e nao consigo encontrar um tratamento efetivo tanto para as diarreias como para o aumento do abdomen.

    Obrigada

  6. roseneire santos Disse:

    Boa Tarde professor! tenho excesso de gordura no figado gostaria de saber como tratar , que tipo de medicamento.quais exercicios e alimentaçao. obrigado

  7. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Fabiana, minha área de atuação é a Educação Físíca, por isso não posso te ajudar no teu comentário, o que sugiro é procurar um bom profissional da área médica que faça um diagnóstico preciso e lhe prescreva um tratamento adequado e te oriente quanto aos procedimentos que deva tomar no seu dia-a-dia.
    Obrigado e sucesso na solução dos teus problemas.

  8. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Roseneire, o que deve estar acontecendo contigo é o que eu escrevi no artigo acima que copiei abaixo:
    “ÁCIDOS GRAXOS LIVRES: gordura que se acumula no fígado, no músculo e provavelmente no pâncreas, colaborando para a resistência a insulina, que é precursora do diabetes. O acúmulo no fígado provoca a esteato-hepatite que pode levar a cirrose. Também altera o endotélio, camada interna dos vasos sangüíneos, facilitando a criação de placas que causam tromboembolismo, infarto ou derrame.”
    Quanto a medicação somente um médico pode lhe receitar, pois atuo somente dentro da minha formação, mas existem muitos bons medicamentos conhecidos, com princípios ativos como: niacina, estatinas e fibratos que podem lhe ajudar muito.
    Quanto a alimentação não posso receitar dietas específicas pelo mesmo motivo acima, minha formação, pois pauto muito pela ética profissional, mas posso sugirir orientação alimentar:
    Substâncias como os ácidos graxos ômega-3, presentes no óleo de peixes e o vegetais (óleo Ciclus) já são comprovados a sua eficácia na redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Inclua fibras em sua alimentação como por exemplo: linhaça triturada, rica em ômega-3, aveia que já está comprovado a sua eficácia na redução do colesterol. Muitas frutas com casca e muitas verduras.
    Quanto aos exercícios é importante que tenhas disciplina para praticar no mínimo 3 dias por semana com orinteação profissional e aumentar gradativamente até conseguir fazer de 5 a 7 dias por semana. Os exercícios podem ser os aeróbicos ( caminhada, natação, bicicleta ) e os neuromusculares ( ginástica e musculação)
    Um abraço.

  9. dalva Disse:

    bom dia, pro favor tenho gordura no fígado, qual o exercicio mais adequado? caminhar, nadar ou fazer musculação.
    costumo caminhar nos finais de semana, isso é bom? e a natação? devo voltar?
    grata
    dalva s. lobo

  10. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Dalva, além do cuidado com a alimentação os exercicios devem ser diários. Qual o melhor? É aquele que mais lhe agrada e que fica mais fácil para você começar e continuar. O importante é ter continuidade nos exercícios pois as mudanças vão ocorrendo de modo gradual nos nossos sistemas.
    Procure fazer a caminhada não somente nos finais de semana, e sim diária em torno de meia hora e vá aumentando gradualmente - 5 minutos por semana até atingir o período de uma hora - pois com isso você vai respeitando o seu organismo e dando tempo para ele se adptar a nova rotina. Natação é bom sim, além disso você pode intercalar com a natação caminhadas dentro d’água, que produz resultamo ótimo. Musculação sempre é bom pois aumenta sua massa muscular e ela torma seu metabolismo mais acelerado, resultando com isso um gasto energético maior.
    É necessário que faças uma boa avaliação física antes de começar e verifique se os profissionais que te orientam são formados.
    Sucesso e um abraço.

  11. irlandson santana Disse:

    sou magro,nao tenho barriga, devido nao consumir excesso do que nao se deve

  12. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Irlandson.
    A maneira de como se alimenta eliminado o que não se deve comer é um bom exemplo. Porém podemos comer de tudo um pouco sem abrir mão do prazer das boas coisas da vida. Basta para isso pegar porções pequenas e saboreá-las com muito gosto.
    Um abraço.

  13. Fauze Disse:

    Boa tarde Professor. Gostei de aprender no seu site. Bem haja. Estou com peso acima do normal, tenho 43 anos, altura1,72m, peso 79 kg, acho que a minha gordura e do tipo PERA. Sera que caminhando cerca de 1h a pe ou de bicicleta por dia podera ajudar ou terei que fazer exercicios localizados e mudar habitos alimentares?
    Obrigado.

  14. terence Disse:

    Boa noite professor. Tenho 31 anos ,1,75 m e estou com quase 100kg, vendo os dois tipos de acúmulo de gordura, verifiquei que sou tipo pera, alem das dicas que tu deste acima, existe algum medicamento eficaz para destruir essas celulas de gordura?, tenho excesso de gordura na parte interna das coxas, isso me irrita demais, uma lipo seria uma boa saida? no meu caso se fizesse uma lipo no abdomen traria algun beneficio em relação a saude? Obrigado.

  15. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Feuze.
    O emagrecimento deve sempre vir acompanhado de mudanças de hábitos, mas um bom começo é o que já está fazendo. A caminhada ou a bicicleta são ótimos exercícios para ajudar a emagrecer, mas lembre-se que tudo o que você precisa é um balanço negativo, isto é, gastar mais do que está ingerindo, com isso você perderá peso. Juntamente com os exercícios seria ideal uma reeducação alimentar procurando seguir o bom senso de saber a hora de parar de comer e preferir alimentos saudáveis. Faça 6 refeições diárias - café, lanche, almoço-lanche-janta-ceia, sempre colocando porções pequenas e comendo devagar, procurando sempre equilibrar proteinas, gordura e caboidratos em suas alimentações.
    Um abraço e obrigado.

    Olá Terence.
    Quanto aos medicamentos existem, mas quem pode e está habilitado a fornecer é o médico, tenho uma resposta para esta questão no dia 26 de setembro de 2007. Quanto a lipo não sou contra desde que você procure um médico com experiência e ética em esclarecer tudo sobro isso, pois é uma cirurgia e como toda cirurgia envolve riscos. Além disso lembre que tudo o que você comer além do necessário o corpo poupa em forma de gordura, por isso a mudança de hábitos deve ser contínua e para a toda a vida.
    Um abraço e obrigado.

  16. rita Disse:

    olá , boa noite!
    meu namorado é muito sedentário e ficou sabendo sobre a gordura visceral e ficou meio preocupado.
    Acho que é preciso algum médico dizer pra ele que isso é muito perigoso para que talvez assim ele pense em mudar seus hábitos.
    Ele fuma 1 maço por dia, é sedentário, adora massa , carne vermelha, não bebe água, só coca-cola, esta com o triglicerides 334, colesterol total 236, tem 1,85 de altura e 110 kg, só que não gordo , ele é grande mas tem aquela barriga de cerveja apesar de não beber e essa gordura é dura, parece até muscular , mas com certeza não é.
    O que o senhor recomenda a ele.
    obrigada
    Rita

  17. fernanda Disse:

    Olá,
    vi que a medida da circunferencia maxima para mulheres é 80cm. Gostaria de saber quanto as mulheres que fazem musculação e consequentemente acabam tendo hipertrofia do musculo abdominal e chegam nesses 80cm. Ainda assim representa um risco? Ou o risco se concentra em um abdomen de 80cm de circuferencia com alto percentual de gordura?

    Abraços.

  18. joice Disse:

    oi boa noite estava lendo o site e gostei, muito interessante, sou personal e gostaria de saber mais sobre a gordura visceral.
    Quais sao os melhores exercicios para se perder este tipo de gordura?
    obrigada !!

  19. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Fernanda.
    O risco se concentra em um adbomen com mais de 80cm e com um alto percentual de gordura, pois uma pessoa com um alto percentual de massa muscular geralmente tem um percentual de gordura baixa.

    Olá Joice.
    O exercício ideal pode ser indicado sabendo qual a composição genética da fibra muscular da pessoa, que pode ser diagnosticada com a análise das impressões digitais ( DERMATOGLIFIA). Saiba mais no artigo: O exercício certo na ponta dos dedos. Lembrando ainda que o ideal é a pessoa fazer exercícios e adotar hábitos saúdaveis de alimentação.
    Um abraço.

  20. Maria de Jesus Ferreira da Silva Disse:

    Adorei encontrar www.personalcorpo10.com.br.
    Graças a Deus agora vou receber dicas como evitar, prevenir doenças, é que eu adoro viver, amo tanto esta vida que irei fazer tudo para que se prolongue os meus dias aqui por muito e muitos anos…
    Agradeço a Deus por todos vocês que fazem parte deste maravilhoso que Deus continue iluminado-os dando-lhe cada dia mais sabedoria Divina para poder cuidar deste povo tão sofrido.
    Tenham todos um excelente final de semana em o nome do Senhor Jesus Cristo Amém.

  21. fernando Disse:

    para lhe servir de orientação

  22. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Fernando.
    Espero que sirva como orientação e estímulo para uma melhor qualidade de vida.
    Um abraço e obrigado.

  23. felipe Disse:

    o que fazer para evitar a gordura visceral?

  24. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Felipe.
    O único jeito de conseguir uma cintura de pilão que seja também sinônimo de saúde é seguir a velha e boa cartilha dos hábitos de vida saudáveis e que ninguém pode fazer por você: alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares bem orientados por um profissional de Educação Física, tudo regado com muita disciplina e perseverança.

    Uma redução de 9 cm na circunferência do abdômen equivale uma diminuição de 30% da gordura visceral, isso já é um incentivo para você começar a se cuidar desde já.

    Um grande abraço

  25. marcos Disse:

    Boa noite proféssor ,Eu tenho problemas nas articulações tomo antiinflamatórios Tandene 300 mg , Ibuprofeno 600 mg e Paracetamol 750 mg 3 vezes ao dia , E fiquei muito sedentario tenho 37 anos, 173 alt, 98 kg; e114cm de circ; abdôminal . Agora estou fazendo uso de um aparelho de exercicios aeróbicos sem impacto comecei com 20min 3 vezes ao dia isso me ajudará a perder alguns cm de abdômen ! MUITO OBRIGADO!

  26. Suzana Disse:

    Suzana: Fiquei preocupada com o que vc falou que vc e o Zé têm. E eu pensei que o que eu possa ter seria ruim. Se cuidem. Bjs

  27. marcos Disse:

    Bom dia proféssor , eu tenho reumatismo e tomo estes remedios mensionados no comentario acima .Gostaria de saber do sr. se só com uma alimentaçao regular e o uso de um aparelho de exercicio sem impacto perderei estes 20 cm de abdômen ,ou precisarei de outros exercicios? VAI ME AJUDAR MUITO! OBRIGADO !

  28. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Marcos.
    Certamente você irá conseguir resultados com os exercícios aeróbicos, mas seria ideal aumentar os dias que faz exercícios até chegar de 5 a 7 dias por semana e com um tempo de 1 hora, para isso a cada semana pode aumentar 5 minutos e um dia a mais.
    O importante também é saber a intensidade que esse exercício é realizado e para isso você deve poder falar uma frase tipo “meu nome é Marcos, moro na rual tal, nr tal, bairro tal cidade tal” sem precisar parar para respirar, com isso você poderá subjetivamente saber se está muito forte ou não.
    Outra coisa muito importante é a continuidade dos exercícios, pois a cada semana que você parar de fazer, o seu corpo descondiciona duas semanas, você não consegue fazer “poupança” de exercícios.
    O controle alimentar é fundamental, pois com ele fará um balanço negativo na sua alimentação, isto é, vai consumir menos que seu corpo precisa gastar e para manter o equilíbrio ele vai usar as reservas que tem de sobra no seu corpo.
    As sugestões para alimentação são: 6 refeições por dia, muita fruta e vegetais, carboidratos complexos(linha integral), ingerir gordura boa (óleo de linhaça ou azeite extra-virgem) tomar chá verde, comer devagar saboreando os alimentos e colocar porções pequenas no prato, priorizar proteína magra, reduzir doces ter o controle sobre sua vida alimentar e pedir ajuda dos seus próximos em te ajudar neste quesito.
    Dormir bem, ter um vida espiritual ativa, cultivar amigos e ver coisas boas como ouvir boa música, ler um bom livro, ver um bom filme, ver um museu, passear com a família e saber que todos os problemas tem solução.
    Um grande abraço e sucesso.

  29. NIVEA Disse:

    GOSTEI MUITO DE TER ENCONTRADO ESTE SITE. VOU LE-LO DE VEZ EM QUANDO . MUITO LEGAL!
    ABRAÇOS NIVEA

  30. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Nívea.
    Obrigado pelas visitas e fico feliz que tenha gostado.
    Um abraço.

  31. marcelo Disse:

    gostaria de saber se tem como retirar essa gordura viciral por meio de cirurgia e se a mesma e perigosa

  32. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Marcelo.
    Como digo no artigo, este tipo de gordura é impossível de ser retirada via cirugia, pois o risco é enorme, já que esta gordura está entranhada nos órgãos. Por isso é fundamental o exercício físico e a reeducação alimentar.
    Um abraço e obrigado pelo acesso no site.

  33. Eliana Disse:

    Professor, é verdade que ó consumo de café aumenta a gordura abdominal?
    Um abraço

  34. Ana Carolina Disse:

    Gostaria de saber mais sobre o corpo dos adolecentes,pois tenho 14 anos e não sei como preparar-me para ter uma vida adulta com saúde e conciência para viver mais.

    Obrigado pela atenção!

    Atenciosamente , Ana Carolina Cadene Mattiello Larangeira

  35. Cyntia Severo De Souza Disse:

    Oiie =)
    Gostaria de saber como fasso para ter uma alimentação bastante saudável?
    Que alimentação devo fazer para ter esse hábitos de vida saudável?
    Gostei muito desse site e espero minha resposta!!
    Obrigada
    Bju

  36. Aline e Jessica ;D Disse:

    ‘ Queremos saber mais sobre , a alimentaçao nescessaria
    para os adoslescente e a postura correta !

    Beijô ;*
    OBRIGADA ;D

  37. juliana Disse:

    oiii !!!

    eu tenho uma amiga chamad Barbara que adoro essa materia…

    muito bom memooo

  38. Vitor Disse:

    Olá, o site é realmente muito bom !

  39. joyce Disse:

    gostei muito da materia sobre gordura viceral é um grande alerta para pessoas se cuidarem mais

  40. christian cezar Disse:

    gostaria de saber,como acabar com gordura visceral o mais rapido possivel.
    obrigado.

  41. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Eliana.
    Obrigado pelo acesso.
    O café tem cafeína que ajuda no metabolismo das gorduras, portanto é justamente o contrário do que comentas.
    Um abraço.

  42. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Ana Carolina.
    O teu corpo nesta fase sofre muitas modificações e você passa de menina para uma jovem e daqui uns anos para uma adulta. O importante nesta fase é você cuidar de sua alimentação, fazer exercícios físicos e fazer amizades que durarão para a vida inteira.
    Um abraço e obrigado.

  43. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Cyntia.
    Uma alimentação saudável é você escolher um prato variado com proteína (carnes magras, carboidatro ( massas, pães e batatas…) e gordura boa como amêndoas, azeite de oliva e linhaça. Seja ponderada e pense no seu futuro, sem passar fome e sem comer em excesso. O bom senso vale para tudo na vida.
    Um grande abraço.

  44. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Aline e Jessica,
    Sobre postura correta acesse os artigos que postei no site, tenho 3 sobre esse assunto.
    Sobre alimentação saúdavel, procure variar sempre o prato com muita variedade de comidas coloridas e coma com prazer e não para somente saciar a gula.
    Um abraço e obrigado.

  45. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Juliana, Vitor e Joyce.
    Obrigado pelo acesso.

  46. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Christian.
    Não existe modo rápido para eliminar a gordura visceral, pois a mesma está entranhada nos seus órgãos.
    O que você precisa é de disciplina e perserverança nos exercícios físicos e na sua reeducação alimentar.
    Grandes mudanças exigem esforços maiores, portanto vá em frente e veja seu objetivo a longo prazo.
    Um grande abraço e obrigado pelo acesso.

  47. Raphael Disse:

    Sem qualquer sombra de dúvidas este site é muito bom!!!
    SC

  48. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Raphael.
    Muito obrigado pelas palavras de elogio.
    Um abraço.

  49. HILARIO Disse:

    gostaria de saber qual o tipo de alimento eu posso comsumir para a diminuiçao de gordura localizada na cintura ja tenho 41 anos pratico musculaçao e artes marciais . mas estas gorduras laterais me incomoda muito nao sei o que esta acontecendo com o meu organismo fçoa uma boa alimentaçao consumo muito caboidrato estou a 21 anos na musculaçao e a5anos nas artes marciais . procuro consumir bastante carboidrato durante odia pra malhar a noite ja que ainda pego mito peso gostaria de diminuir um pouco na cintura o que fazer?

  50. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Hilario.
    Depois dos 30 anos seu metabolismo se torna mais lento e com isso precisa de menos alimentos para se manter. Você diz que “come muito carboidrato”, portanto sugiro que substitua esse carboidrato por carboidrato complexos ( linha integral) e com isso você vai saciar o seu organismo por mais tempo sem muito aporte de nutriente, pois o que você consumir e não gastar, o seu organismo vai estocar em forma de gordura, mas o ideal será você procurar uma nutricionista para que este profissional faça uma real avaliação de sua ingesta calórica e lhe prescreva um aporte adequado a sua idade, peso, atividade profissional e física.
    Quanto a atividade física sugiro que procure trabalhar um pouco mais a parte aeróbica numa faixa de frequência cardíaca em torno de 65% a 85% de sua frequência cardíaca máxima. Para isso peça ao seu professor que calcule isso através do protocolo de João C. B. Marins (2004)
    Um grande abraço.

  51. geovane dos santos oliveira Disse:

    OLÁ GOSTARIA QUE ME INDICASSE ALGUNS EXERCICIOS PARA MULHER. NO SENTIDO DE TRANSFORMAR GORDURAS EM MASSA.
    AGUARDO RESPOSTA.
    GRATO.

  52. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Geovane.
    Os melhores exercícios que você pode fazer são os aeróbicos como: caminhada, bicicleta e natação.
    A caminhada é a mais barata pois pode fazer em qualquer dia e em qualquer lugar. Começe com 30 minutos de caminhada e vá aumentando 5 minutos por semana até chegar a uma hora e depois disso começe a aumentar a intensidade, isto é, começe a fazer uma falsa corrida. Faça caminhada rápida por 10 minutos e uma falsa corrida por 5 minutos, depois vá diminuindo o tempo de caminhada e aumentando o de falsa corrida até conseguir correr o tempo todo.
    Depois que estiver correndo, poderá procurar fazer musculação para aumentar a massa magra.
    Um cuidado na alimentação é fundamental.
    Um abraço e sucesso.

  53. Raquel Goulart Disse:

    Muito bom o artigo!
    Aliás, todo o site!!
    Temos realmente que alertar as pessoas à respeito da gordura visceral e falta de exercícios físicos.
    Sempre gostei de praticar exercícios físicos. E os resultados vêm em todas as esferas da vida: desde benefícios estéticos até profissionais.

    Parabéns.

  54. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Raquel.
    Muito obrigado pelas palavras e fico feliz que posso ajudar a melhorar um pouco a qualidade de vida das pessoas que acessam o meu site.
    Um abraço.

  55. Roberto de Sousa Disse:

    Olá, gostaria de saber o que se entende por massa visceral? é mesma coisa que gordura visceral? o que é massa visceral?
    Parabens pelo site, muito bom mesmo!!
    Um Abraço!

  56. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Roberto.
    A massa visceral é o conjunto de órgãos destinados à digestão, respiração, circulação, excreção e reprodução, porém este termo é mais usado na biologia.
    Portanto não são a mesma coisa.
    A gordura visceral está entranhada “por” e “dentro” destes órgãos.
    Um abraço e obrigado.

  57. meire Disse:

    Ao: Prof. João Batista Dalmoro.
    Bom dia!
    Gostaria muito, que por favor, explicasse para mim um assunto que desconheço.
    Fiz um exame de sangue para fazer um implante dentário.
    O resultado do Gama Glutamil G.G.T 48.2 . Meu dentista me orientou a procurar meu médico. Nunca tinha feito esse tipo de exame e estou indignada pois não fasso uso de bebida alcoólica nem socialmente. Tenho 46 anos e faço tratamento para depressão à 5 anos e tomo um medicamento ( Rivotril ). Agradeço desde já. Obrigado.

  58. Cristiane Disse:

    Boa tarde!
    Estou fazendo um trabalho sobre Gordura subcutânea e Gordura visceral e gostaria de saber,se existe algum tratamento estético para esse tipo de gordura visceral?

    Agradeço desde já.
    Obrigada

  59. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Meire.
    Infelizmente não posso te ajudar neste quesito, pois você precisa de orientação médica e como não é minha área de atuação sugiro seguir as orientações médicas quanto ao resultado do exame.
    Quanto ao tratamento para depressão sugiro que inclua no seu dia a dia exercícios físicos, pois eles podem lhe ajudar muito neste ponto, pois durante os exercícios você libera serotorina que lhe ajudará no seu tratamento.
    Um abraço e sucesso.

  60. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Meire.
    Infelizmente não existe tratamento estético para este tipo de gordura.
    Um abraço e sucesso.

  61. vani Disse:

    Porf. meu caso é pior, tenho 40 anos, 1,60m e 53kg. Sou magra mas a barriga é muito grande mede 90cm. Não sei o que fazer pra acabar com isso pq não quero emagrecer no restante do corpo que acho que está até bem.Mas a barriga está me incomodando demais visto que eu fico com a respiração presa o tempo todo pra murchar a barriga.

    O que eu faço…

  62. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Vani.
    O seu caso pode ser a falta de massa muscular e as mulheres tem predisposição em depositar gordura nos quadris e na cintura.
    Sugiro você começar um programa de atividade física que inclua exercícios com pesos, pois com isso você aumentará a sua massa magra definindo o seu corpo além de diminuir o percentual de gordura na cintura.
    Um grande abraço.

  63. wagner Disse:

    olá dr , vi o resultado dos meus exames , mas como sou atendido pela rede pública vai demora minha consulta , deu alguns resultados fora do normal q senhor acha q eu posa ter ?

    grato abraços

    eritrograma (Série Vermelha)

    V.C.M. 79.0 u3 82 a 92

    alanina aminotransferase (ALT/TGP)

    Resultado……….: 43.0

    bilirrubinas

    Valores de referência:
    BILIRRUBINA TOTAL…………: 1.53 mg/dL
    BILIRRUBINA DIRETA……….: 0.40 mg/dL
    BILIRRUBINA INDIRETA…….: 1.13 mg/dL

  64. Carlos Vicente Disse:

    Professor, boa noite !

    Explique-me uma coisa : a tal medida máxima do abdomen independe da altura do indivíduo, ou seja, tanto faz ter 1,60m quanto 1,84m que o valor para homem é 94 cm ?

    Muito obrigado.

    Carlos

  65. EDUARDO Disse:

    nossa professor estou com o msm problema do wagner , tenho 1.70 alt , 81 kilos

    parei de malhar e engordei quase 10 kilos em menos d um ano eu tinha 70 kilos, mas antes tomava suplementos malhava e tive esse problemas d billirrubina , tgp e vcm e parei d malhar engordei , será q tem algo com os suplementos q eu tomava essas diferenças dos exames ?

    muito obrigado

    Eduardo

  66. EDUARDO Disse:

    OPA PROFESSOR EDUARDO NOVAMENTE DA MSG ACIMA

    ENTÃO TIVE ESSES PROBLEMAS NA ÉPOCA Q EU MALHAVA E TOMAVA SUPLEMENTOS E COM 70 KILOS

    GRATO

  67. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Eduardo.
    Sinto muito mas o que você está solicitando fica fora da minha área de atuação, por isso terá que aguardar um parecer médico.
    O que posso acreditar é que seu suplemento pode ter interferido no seu metabolismo de alguma forma através de algum componente de sua fórmula, por isso leve este complemento para seu médico.
    Um abraço e sucesso.

  68. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Carlos Vicente.
    Esta medida é um padrão que vale para todas as alturas, mas além dessa medida o professor de educação física fará outras avaliações e seu médico outros exames, para junto com a medida ter um parecer mais preciso além de toda a sua história de saúde.
    Um abraço.

  69. angelo pulz Disse:

    ola prof muito bom este sit queria que me desse uma relaçao de atividades fisicas que posso fazer no dia a dia pois ate o momento nao faço nenhuma e uma receita de comidas que fazem bem e a quantidade que posso comer tenho 1,73 66 kilos e ja estou com essa barriguinha e durmo mal aguardo resposta obrigado e sucesso

  70. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Angelo.
    Obrigado pelo acesso no site.
    Sugiro que começe a caminhar 20 minutos por dia e aumente 5 minutos por semana, em 2 meses já estará caminhando uma hora por dia, continue assim até o terceiro mês, após isso começe a trotar (falsa corrida, nem caminhando…nem correndo), no mesmo esquema e depois numa terceira etapa faça isso correndo. Porém aconselho fazer uma boa bateria de avaliações com um profissional de Educação Física e se for o caso ele o encaminhará para uma avaliação médica se necessária.
    Quanto a alimentação, faça 6 refeições por dia, colocando sempre nelas proteínas de alto valor biológico, carboidratos complexos e gorduras boas. Coma até ficar saciado e pare neste instante, assim não passará dos límites que o farão ganhar peso em forma de gordura.
    Um abraço e sucesso.

  71. angela Disse:

    Gostaria de saber se a gordura visceral pode ser um problema genético?Pois procuro ter uma alimentação saudavel com carboidratos complexos, azeite extra virgem e ômega 3 e tudo o mais…faço caminhada e uma leve corrida…e mesmo assim a minha medida na cintura passa pouco dos 80 cm…não quero tomar medicamento…Obrigada !!!!

  72. dhionne Disse:

    qual a sua opinião sobre a utilização de plataforma vibratória para o tratamento da gordura visceral - tenho 120 km, já estou efetuando um programa de emagrecimento, sem medicamentos ou fórmulas, mudando meu estilo de vida, porém não posso efetuar atividade fisica regular, devido a um problema no meu joelho esquerdo e também meu sobrepeso, porém tenho gordura visceral na cintura, e tenho me empenhado na sua perda - estou utilizando esse novo metódo de atividade muscular - adoraria saber sua opinião, como comecei agora ainda não estou vendo resultados.

  73. jorge Disse:

    estava procurando uma materia sobre a esteatose apatica, achei aqui e de uma maneira bem legal de entender, ajudou muito.
    grato.
    jorge

  74. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Angela.
    A gordura visceral pode ter um componente genético, mas a influência do meio ambiente é de fundamental importância para que isso não prevaleça. Você já está com uma boa alimentação, bons exercícios e a cintura na medida preconizada.
    O importante é não ficar estritamente presa a medida de cintura e sim a outros parâmetros que tens cuidado como a alimentação, exercícios e cuidado com a saúde, com tudo isso sua cintura sempre ficará na medida saudável.
    Parabéns e sucesso.

  75. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Jorge.
    Que bom que encontrou o que procurou.
    Um abraço.

  76. eduardo Disse:

    olá professor.

    Gostaria de saber quais desses aparelhos queima mais calorias: bicicleta ergométrica ou esteira mecânica? bicicleta é estão eficiente quanto esteira ??

    obrigado.

  77. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Eduardo.
    Quanto ao gasto calórico a esteira é mais eficiente, mas como disse que é uma esteira mecânica, tens que ter o cuidado para não forçar demais suas articulações para se exercitar nela.
    Quanto a bicicleta, você poderá aumentar a intensidade do exercício com um maior nível de trabalho que poderá ser feito na bicicleta além de poder pedalar em pé na mesma.
    Obrigado.

  78. eduardo Disse:

    professor obrigado por responder , esteira é eletrica , mas grato pelo esclarecimento

    obrigado

  79. eduardo Disse:

    professor,

    quantas calorias devo perder por semana ? tem um calculo algo assim ? tenho 1.70 e 80 kilos ?

    claro com uma alimentação balanceada , tem um algum cálculo ?

    obrigado.

  80. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Eduardo.
    Para manter uma perda de peso, se for o seu caso, o ideal é perder numa faixa de 2 mil calorias por semana o que dá uma perda de peso de 250 g de peso por semana.
    Você deverá ter a noção que para perder um kg de gordura terá que gastar em média 7.700 calorias.
    Um grande abraço.

  81. eduardo Disse:

    Professor

    Grato pela atenção

    até mais

  82. roberto Disse:

    Profº parabens pelo site.Estava procorando algo sobre gordura viceral e encontrei aqui resposta pras minhas dúvidas.
    Espero que continui respondendo as duividas de muita gente.
    Forte abraço.
    Roberto.

  83. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Roberto.
    Fico feliz que tenhas encontrado o que procuras.
    Um abraço e sucesso.

  84. Célia Ribeiro Disse:

    Olá Pro.João Batista, muito bom dia.
    Tenho 35 anos,1.50m de altura e há 3 meses pessava 72kg.
    Hoje estou c/ 60kg e desejo chegar aos 50kg.
    Sou brasileira e moro em Portugal e estou tomando o Reductil 10mg.
    Sempre fui muito magrinha e mesmo depois que engordei, só aumentei
    a barriga. Tenho grande excesso de barriga, procurei um uma dietista e segundo
    ela tenho gordura visceral. Nunca fui uma pessoa tomar bebidas alcólicas, sempre fui muito comer guloseimas (doces e salgados). Estou numa dieta com apenas vegetais, legumes e frutas
    durante a semana (500kcal diariamente) e apenas 100gr de proteinas (carne magra) nos fins de semana.
    Faço 2 horas de caminhada diariamente, 1 pela manhã e outra a noite.
    Já fiz tratamento c/ esteticista mas não vi resultado…
    O Sr. poderia por favor indicar-me alguma medicação que se venda aqui na europa
    pra redução do excesso de barriga que tenho?
    Obrigada e tudo de bom.

  85. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Célia.
    Quanto ao seu pedido de indicação de medicamento não vou poder lhe ajudar, pois atuo somente dentro da ética profissional e não estou habilitado para receitar medicamentos.
    Sugiro procurar um nutricionista, pois 500 kcal diariamente não são suficientes para o seu metabolismo basal, portanto a sua saúde está sendo prejudicada com esta atitude.
    Também sugiro a procura de um bom profissional da Educação Física que lhe prescreverá os exercícios corretos na intensidade e volume para que eles surtam efeito.
    Um abraço e sucesso.

  86. Adriana Disse:

    Boa Noite!
    Dr. Minha mae fez um exame abdone total e deu gordura no figado.
    Existe isso? o que pode aconter quais os tramentos? Ela esta aflica
    Mim fala por favor.
    Obrigada.

  87. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Adriana.
    Não sou médico, mas posso afirmar que o acúmulo de gordura no fígado provoca a esteato-hepatite que pode levar a cirrose.
    Por isso o médico de sua mãe vai tomar as medidas cabíveis quanto a medicação, mas sua mãe poderá juntamente com isso fazer atividades físicas orientadas para melhorar o seu quadro.
    Um abraço.

  88. fernanda Disse:

    Caro prof.João Batista,
    Gostaria de saber se o exercicio em plataforma vibratoria reduz a gordura visceral??Muito obrigada!!
    Fernanda.

  89. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Fernanda.
    O exercício em plataforma vibratória reduz sim a gordura visceral, mas deve vir sempre acompanhada de uma reeducação alimentar e mudança de hábitos que devem ser incorporados no seu dia a dia.
    Um abraço e sucesso.

  90. João Baptista Disse:

    Prezado Professor João Batista:

    Tenho 1,70m e 75kg. Não sou gordo, porém há uma grande concentração de gordura no meu abdomen.

    Existe alguma cirurgia, atavés de laparoscopia, que suga a gordura viceral? Se existe, o Senhor pode me indicar um profissional que trata deste assunto, na cidade do Rio de Janeiro ou São Paulo?

    Caso não exista o acima mencionado, qual o tratamento mais eficaz, sem ser musculação ou caminhada para acabar com essa tal gordura?

    O tratamento através da drenagem linfática diminui a gordura viceral?

    Aguardo o seu pronunciamento

    Grato

    JOão Baptista

  91. EDUARDO Disse:

    professor ,td bem ? espero que sim.

    uma pergunta

    qual diferença d perder 200 calorias na esteira e 200 calorias na bike ergométrica , tem alguma diferença ?

    abraços

  92. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Eduardo.

    Não existe diferença alguma de como as calorias são gastas, o que pode diferenciar é o tempo que se leva para atingir tal feito.
    Um abraço.

  93. Claudio Disse:

    olá doutor venho sentido dores na região do abdomen com aumento de gazes, fiz exames não deu nd ´, no ultrassom constou q era gordura no figado , mas o médico diz q isso é normal , mas eu sinto muito incomodo , q vc recomenda eu fazer ? passar por outro médico? melhorei minha alimentação e tento evitar o máximo gorduras , malhando isso melhora?

    obrigado

  94. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Claudio.
    Caso não sentiu segurança com seu médico, procure uma segunda opinião.
    Como está no artigo, o exercício físico praticado com disciplina e com regularidade aliado a melhora da alimentação vai contribuir para diminuir esse quadro de gordura no fígado.
    Continue com a melhora na alimentação e começe a se exercitar.
    Um abraço e sucesso.

  95. Patrícia Disse:

    Boa noite.

    Primeiramente, eu gostaria de parabenizá-lo pelo site. Em segundo lugar eu gostaria de saber 2 coisas:

    1ª - Com que faço para entrar em contato para fazer minha avaliação dermatogláfica?

    2ª - Eu gostaria de obter uma indicação eficaz de um suplemento onde ajudasse a queimar gordura durante a atividade física, pois já tive início de depressão por ter parado de tormar fórmula para imegrecer e ao parar saltei de 60KG 73 KG.

    Troquei o remédio pela malhação sendo: Corrida na esteira e musculação, mas está muito lento, já comecei a perder algumas roupas. Tenho quase certeza que estou engordando por conta da substância da antiga fórmula.

    Por favor, me ajude. Meço 1,54 peso 64,900.

    Eu estava tomando o seguinte queimador de gordura:
    RIPPED FAST da UNIVERSAL TOMO DE 2 A 4 CÁP ANTES DA ATIV.

  96. Daniele Ferreira Disse:

    Dany.
    Olha este site!
    BJS
    Pai.

  97. Luiz Disse:

    Boa noite. Eu tenho 1,65m de altura, 76Kg de peso e 105cm de perímetro abdominal. Não sou magro e nem gordo, mas, tenho uma barriga muito grande. Li os comentários e entendi que somente com uma alimentação saudável, balanceada e exercícios poderei reduzir o comprimento da minha barriga. Onde trabalho, às vezes as refeições não são tão balanceadas. Neste caso, fazendo uma diminuição da quantidade de alimentos ingeridos, vou ver se consigo uma diminuição desse perímetro. Gostei muito do artigo. Muito obrigado.

  98. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Luiz.
    O caminho de reduzir a quantidade de comida é muito boa, mas para isso terás que aprender a comer devagar, pois o cerébro percebe somente depois de 20 minutos que seu organismo está saciado.
    Coloque no seu prato 50% do que come normalmente e coma devagar e com isso diminuirá a quantidade de calorias ingeridas. Além disso lembre-se de fazer alguma atividade física pra ajudar na redução do peso.
    Um abraço e sucesso.

  99. Clarice Disse:

    Oi doutor meu marido tem gordura no fígado como tirar,
    grato!

  100. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Clarice.
    Sinto muito, mas não sou médico, porém com uma boa reeducação alimentar, exercícios físicos regulares e orientação médica quanto a medicamentos o seu marido poderá melhorar o seu quadro.
    Um abraço e sucesso para o seu marido.

  101. Eliana Disse:

    Excelente o seu artigo, muito completo e de fácil entendimento.
    Estou com o HDL baixo e gordura visceral, estou mudando meus meus hábitos. Exercícios abdominais ajudam a perder a esse tipo de gordura?
    Parabéns e obrigada.

  102. suzete Pires Disse:

    Gostária de saber se fazer exercicio na bicicleta e cama elastica, e bom para perder pesso e principalmento no abdomem, barriga. Ficar com barriga de pilão

  103. Clarice Disse:

    Olá. Gostaria de saber qual a fonte da informação de que 70% dos brasileiros adutos têm acúmulo de gordura na cintura. Gostaria de saber mais sobre o assunto. Obrigada.

  104. elzabete Disse:

    o que pode ser gordura nos rins

  105. Ângelo Luiz de Souza Netto Disse:

    achei muito importante esse artigo. pois esclarece com exatidão que realmente a maneira de diminuir a gordura visceral são com os habitos saudaveis . alimentação adequada, atividade fisica, e comportamento de uma vida normal sem exageros.

  106. irene Disse:

    adorei as explicações, vou começar a mudar minha alimentação.
    Parabéns!!!!

  107. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Irene.
    Que bom que o artigo lhe ajudou a tomar um atitude que irá melhorar a tua qualidade de vida.
    Um abraço e sucesso.

  108. Vanessa Brites Disse:

    Ola, gostaria de sabe o k fazer, pk ja tentei de td,eu ja fiz lipo, faço academia todos os dias se segunda a sexta puxado aerobico, corro caminho faço musculaçao, faço dieta e a barriga nao sai de mim, entao percebi que pelo que eu tenho lido, deva ser a gordura viceral tenho 30 anos, o unico problema e a barriga pk o restante do corpo sou satisfeita o que eu faço me ajude por favor, ja fiz varios tipo de dieta sem gordura, sem carboidrato ja comi normalç e nada ela permanece…Atenciosamente Obrigada.

  109. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Vanessa.
    Lembre que o primeiro lugar que você vai depositar gordura é na região do quadril e abdomen, portanto o último lugar que você vai sentir a diminuição.
    O que você precisa é de uma boa orientação alimentar por uma nutricionista que encaixe a sua necessidade calórica diária e sua atividade física.
    Quanto ao treinamento seria interessante você saber qual o tipo de fibra muscular você tem para que o seu treino seja focado em sua genética e além de saber como o seu treinamento está sendo periodizado, pois com treinos diários o resultado tem que aperecer.
    Lembrando por último que além dos exercícios e alimentação correta, você deverá pesquisar com um endocronogista se o teu sistema hormonal está funcionando bem.
    Se quiser saber o teu tipo de fibra muscular acesse o meu serviço em:
    http://www.personalcorpo10.com.br/dermatoglifia-quero-fazer-minha-analise/

    e leia meu artigo sobre o assunto em
    http://www.personalcorpo10.com.br/2007/04/a-escolha-do-exercicio-certo-na-ponta-dos-dedos/

    Um abraço e sucesso.

  110. Salvador Disse:

    primeiramente qeiro te agradecer do seu trabalho.
    e so para te apelar para mi emviar um plano satisfeito para como acabar a bariga groca,isto mi preocupa muito,tambem inclui os alimentos proprios e exercicios necessarios para mi poder eliminar este etomago.

  111. Maria Disse:

    Drenagem Linfatica ajuda a eliminar gordura visceral?

  112. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Maria.
    Drenagem Linfática ajuda o sistema linfático trabalhar melhor, mas para você eliminar a gordura visceral terá que mudar habitos de vida como: alimentação equilibrada, exercícios físicos diários de acordo com o teu condicionamento e genética e muita disciplina para que os resultados apareçam.
    Se quiser saber o teu tipo de fibra muscular herdada genéticamente acesse o meu serviço em:
    http://www.personalcorpo10.com.br/dermatoglifia-quero-fazer-minha-analise/

    e leia meu artigo sobre o assunto em
    http://www.personalcorpo10.com.br/2007/04/a-escolha-do-exercicio-certo-na-ponta-dos-dedos/

    Um abraço.

  113. heitor Disse:

    o meu nome e :heitor eu tenho gordura no rins

  114. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Heitor.
    O seu médico lhe indicará a medicação para ajudar na eliminação desta gordura, mas você terá que mudar habitos de vida como: alimentação equilibrada, exercícios físicos diários de acordo com o teu condicionamento e genética e muita disciplina para que os resultados apareçam.
    Se desejar saber o teu tipo de fibra muscular herdada genéticamente acesse o meu serviço em:

    http://www.personalcorpo10.com.br/dermatoglifia-quero-fazer-minha-analise/

    e leia meu artigo sobre o assunto em
    http://www.personalcorpo10.com.br/2007/04/a-escolha-do-exercicio-certo-na-ponta-dos-dedos/

    Um abraço.

  115. graça Disse:

    ola.
    professor. gostaria de saber qual o tipo de dieta adquada. para este tipo de problema.
    tenho um namorado que tem este problema. E ja digo que nao faz dieta de forma alguma
    para melhor.mas pelo ao menos uma dieta adquada para eu oferecer para ele.
    obrigada

  116. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Graça.
    Que bom que o teu namorado tem uma pessoa como você que se preocupa com a saúde dele, porém o primeiro passo é ele ter consciência e saber que ele tem que dar o passo inicial, tem que ser o roterista e ator de sua vida, pois sem isso ele será levado por roteiros de outros.
    Uma dieta adequada deverá ser fornecida por um profissional da área da Nutrição. Peço que ele faça uma consulta com um bom profissional e tenha disciplina em seguir as regras que são para seu próprio bem.
    Um abraço e sucesso.

  117. Wania Disse:

    Gostaria de saber se o aparelho narl que é de Estetica e promete eliminar a gordura visceral é eficaz???

  118. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Wania.
    Não tenho conhecimento deste aparelho, porém faça uma boa pesquisa científica sobre o aparelho para ver se tem pesquisas sérias que comprovam o prometido.
    Um abraço.

  119. Fernando Moreschi Disse:

    Olá professor. Sou sedentário a maior parte do tempo, peso 80 kg e 102 cm de abdomem e tomo controlador de colesterol. Não tenho condições de ir a uma academia ou fazer exercício ao ar livre e só me resta a minha casa. Gostaria de saber se eu fizer exercícios em casa, tipo corrida estacionária, polichinelo, levantamento de pesos, eu consigo reduzir as medidas para chegar a ter 94 cm. Obrigado.

  120. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá. Fernando.
    Para fazer exercícios em casa você precisa ter duas coisas: perseverança e disciplina.
    Você precisa fazer todos os dias os exercícios, mas antes seria bom fazer um check-up para ver se está tudo bem com tua
    saúde e depois começar a fazer exercícios de forma regular e moderadamente.
    O importante é fazer um controle alimentar para que você possa usar os alimentos como elementos que vão ajudar neste objetivo, por isso consulte um nutricionista para que ele faça uma avaliação e indique a quantidade exata de nutrientes que você precisa para reduzir o peso e o seu colesterol.
    Nos exercícios seria aconselhavel a orientação de um professor de Ed. Física que irá planejar os exercícios para seu condicionamento levando em conta a sua condição atual.
    Um abraço e sucesso.

  121. Renatha Disse:

    Olá doutor minha tinha está com gordura nos rins, gostaria de saber como proceder? Ela não pode fazer exercício físicos pois a pouco tempo amputou uma parte do pé por diabetes, ainda está se recuperando e esses dias foi diagnosticado gordura nos rins e infecção nos rins.

  122. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Renatha.
    Sua tia além de cuidar do diabetes deverá fazer exercícios, os quais poderão ser feitos numa piscina ou numa cadeira de rodas ou mesmo na cama. Um bom profissional de Ed. Física saberá adequar os exercícios às necessidades dela.
    Um grande abraço e obrigado pelo “doutor”, porém não tenho este título.
    Sucesso.

  123. daniele Disse:

    bom dia professor !tenho 1.66 de altura,tinha 61kg,emagreci 3kg fazendo caminhada edieta agora 58kg mais ainda tnho um pouco de barriga devo emagrecer mais ou posso recuperar meu peso malhando .
    nao quero ficar magrela mais tb nao quero ficar com barriga .oque dvo fazer!

  124. daniele Disse:

    tenho 86cm debarriga na direçao do umbigo e 72cm de cintura..

  125. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Daniele.
    Você deve continuar com os exercícios, porém sugiro que começe a fazer musculação para ganhar massa muscular que vai ajudar você a ter um corpo mais delineado e também aumentar o gasto calórico diário.
    Quanto a sua barriga, lembro que a região abdominal é a primeira onde você deposita gordura, com isso será a última a reduzir.
    Continue firme e sucesso.

  126. José Jackson Santos Palha Disse:

    - Comentários sobre o assunto Gordura viceral foram muito bem colocados. Gostaria de saber se o sugerido de bons habitos e exercicios físicos pode fazer um bom efeito para uma pessoa de 62
    anos?

    Grato JACKSON

  127. cidinha Disse:

    oi td bem eu tenho escoriose fratura na coluna e mais poblemasna l 5 o medico mandou eu caminhar na picina isso ajuda a emagrece tenho 1,59 de altura e peso 62 kilos preciso perder
    uns 4 kilos caminhando na agua e comendo saudavel eu emagreco

  128. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá José.
    Com certeza você irá se beneficiar com os exercícios e os bons hábitos de vida.
    Continue e sucesso.

  129. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Cidinha.
    Na água o seu peso é reduzido em 90% e isso é muito bom no teu caso.
    Claro que poderá emagrecer desde que tenha disciplina nos exercícios junto com uma boa alimentação.
    Abraço e sucesso.

  130. miguel Disse:

    bom dia prof. tenho 41 anos e pratico ciclismo, em média 50 a 70 km dia e 90 a 100 nos finais de semana, durante a semana sempre a tarde após o trabalho, tenho 1,76 e 65 kg, tudo ótimo né? não, pois tenho gordura visceral e meu organismo está catabolizando músculo (que tenho pouco), o que devo fazer para eliminar essa gordura? tenho também muita flatulência, se tomar leite então, hummm, sinto a barriga estufada, agradeço.
    miguel

  131. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Miguel.
    O seu desafio é melhorar a sua alimentação de acordo com sua atividade física, pois relata que tem uma atividade física intensa, mas com gordura visceral e catabolizando proteína sendo resultado de um desequilibrio de nutrientes em seu organismo.
    Sugiro que consulte uma nutricionista (com especialização em nutricão esportiva) para que ela faça um cálculo para sua demanda diária de calorias e nutrientes que vão lhe ajudar no seu desafio.
    Um abraço e sucesso.

  132. Alexandre Menezes Disse:

    Bom dia Professor, tenho uma genética muito boa pra ganhar massa muscular, mas ganho peso com facilidade também, tenho 1,66 cm e 80 kg, com uma boa massa muscular, mas a “barriga de chopp” não me deixa nunca e também nao consigo melhorar a minha definição muscular Minha alimentação não é das melhores, pois acordo as 5 da manhã não tomo café, almoço bem e chego em casa por volta das 8 da noite, coloco algo no estômago apenas para não desmaiar na academia, volto umas 10 da noite da academia e na maioria das vezes janto, pra depois dormir proximo da meia noite. Gostaria e preciso muito de dicas de como mudar estes hábitos, qual seria uma alimentação e horários para me alimentar bem, e se possivel algum treino especifico para acabar com gordura visceral que me incomoda. Será que necessito de algum tipo de suplemento alimentar para ajudar nos efeitos pelo menos no início. Grato Professor.

  133. SANDRA Disse:

    OLA
    PARABENS PELO SITE. MUITO BOM.
    GOSTARIA DE SABER QUAIS EXAMES MOSTRAM SE A GORDURA É SUB CUTANEA OU VISCERAL. VOCE DIZ QUE A LIPO NAO RETIRA GORDURA VISCERAL, E A ABDOMINOPLASTIA, QUE É UMA TECNICA DIFERENTE DA LIPO, ELA PODE RETIRAR?

  134. Lusinete Disse:

    Estou com problema de gordura no fígado, pesquisando no site sobre este problema, localizei esta riquesa de informações, me consientizei que realmente a educação alimentar e o exercícício fisico tem grande influência, para a nossa saúde.
    Parabéns e obrigada pelas instruções acima postadas neste site.

  135. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Alexandre.
    Quanto a sua dieta você deverá procurar um nutricionista.
    Quanto aos exercícios físicos procure um profissional de Educação Física para que ele planeje de acordo com os seus limites e objetivos.
    Um abraço

  136. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Sandra.
    Não existe até hoje técnica para tal, pode ser que encontre algum médico que faça uma lipoaspiração, mas os riscos são elevadíssimos e acho que não vale correr este risco.
    Um abraço e sucesso.

  137. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Obrigado Lusinete.

  138. Melissa Disse:

    Olá prof.
    Eu tenho 15 anos,1.45 de altura (eu sei é deprimente haha),e uns 40 kg.Desde bem novinha, eu tenho uma barriguinha (inclusive,diziam q parecia q eu tinha colocado minha boca num bebedouro…),mas ultimamente,notei q a minha barriga está bem maior,mesmo eu sendo magra.Minha irmã de 23 anos e 1.48 cm e 43 kg come mais gordura q eu (temos colesterol alto) e tem uma barriga chapadinha!Será q eu tenho gordura viceral?
    Eu comecei a pular corda e fazer abdominais,isso diminuirá minha barriga?

  139. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Melissa.
    O importante é você fazer uma avaliação física com um profissional de Ed. Física que lhe mostrará valores reais quanto a sua saúde.
    Se tens 15 anos com colesterol elevado a razão pode ser duas: genética ou maus hábitos alimentares. Em ambos os casos é necessário fazer um educação alimentar com uma nutricionista onde toda a família se comprometa com isto,além de uma disciplina nos exercicios físicos.
    Um grande abraço e sucesso.

  140. Tito Disse:

    Olá professor.
    tenho 17 anos 1.87 altura 103kg 89.3cm de cintura (malho a 1 ano, mais não corro muito) 19.3% de gordura corporal.
    queria saber se está muito acima do recomendado, e se sim algumas dicas de como mudar.

  141. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Tito.
    Se este cálculo de gordura corporal foi feito dentro de rigores científicos, o seu padrão está dentro da faixa média para sua idade.
    O ideal será manter a atividade física bem orientada por um profissional de Educação Física e cuidar da alimentação com uma nutricionista.
    Um abraço e continue firme com os seus exercícios.

  142. Alexandre Marinho Disse:

    Olá, Professor João Batista Dalmoro! Boa noite! Meu nome é Alexandre, moro em Aracaju/SE e gostaria que o Senhor me tirasse uma dúvida, se não for muito encômodo. Minha irmã fez uns exames e deu gorduras nos rins e dois cistos grandes nos ovários, só que o médico mandou que ela caminhasse, parasse de beber (álcool), comer comidas gordurosas e outras coisas.E mandou ela fazer mais exames, mas só que não passou remédio. É isso que deixar ela e resto da famíla com dúvidas. Será que o Senhor poderia tirar essa dúvida? Agradeço desde já! Abraço, Alexandre.

  143. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Alexandre.
    A orientação do seu médico não posso contestar, pois não sou formado em medicina e não tenho competência legal para dar parecer fora da minha área de atuação.
    Porém o que seu médico recomendou vem de encontro com as necessidades de sua irmã na questão de gordura, pois gordura se queima com exercício físico e reeducação alimentar. Sua irmã e vocês como família terão que optar em saúde ou doença, pois nenhum remédio vai curar sua irmã se ela não mudar os hábitos de vida. Portanto siga as orientações do seu médico e procure um bom profissional de Educação Física para prescrever exercícios de acordo com o objetivo de sua irmã além de consultar e seguir a risca as orientações de um nutricionista. Lembre que se não houver comprometimento de sua irmã todo o trabalho do médico, família, profissional de Ed. Física será em vão.
    Esta aí um boa oportunidade de sua irmã ter o controle de sua vida e optar por uma vida mais saúdavel.
    Um abraço e sucesso.

  144. Fernanda Ramos Disse:

    boa tarde, gostei muito do que escreveu. PARABÉNS!!!! Atualmente tem tratamento especifico para gordura visceral, não sei se já conhece, mas é um aparelho chamado NARL.. o unico capaz de eliminar essa gordura.

    O NARL vem como um aparelho para ajudar o deslocamento da gordura visceral.
    O tratamento é rápido e indolor.
    A liberação de Noradrenalina promove a estimulação das células adiposas viscerais eliminando as gorduras para a corrente sanguínea.

    Foi desenvolvida pelo japonês Hiroide Miwa, Neurologista. E foi testado durante anos em universidades e hospitais.

    É um aparelho formado por ultrassons, capaz de eliminar essa gordura. Vale a pena ler mais sobre isso. Trabalhamos com este no Rio e em Niteroi. com excelentes resultados.

    Obrigada pela atenção.

  145. Lúcia Disse:

    Boa tarde professor!

    Excelente todo o material do site. Obrigada pelos esclarecimentos!

    Sou de Canoas - RS. Bom saber da existência de profissionais tão sérios nas imediações.

    Um abraço,
    Lúcia.

  146. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Fernanda.
    Obrigado pela informação, isto vai ajudar em muito na orientação dos meus alunos e vou corrigir isto no artigo.
    Um abraço e sucesso.

  147. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Lúcia.
    Fico feliz que as informações estão sendo úteis.
    Um grande abraço e sucesso.

  148. Mariana Disse:

    Bom dia Professor,

    Minha médica solicitou nos meus exames de rotina, uma ecografia do abdome, e a médica que fez disse que estou com uma capa de gordura nos rins, ainda não levei na minha médica, e estou ansiosa para saber o que causou isso e se é grave.
    Obrigado

  149. edson pereira Disse:

    tenho 71 anos de idade, sou cardiopata, ja fiz 4 engioplastia e uma com a colocação de stent, e tenho tambem uma hernia iguinal :( tou com a bola toda ) exercicios na academia, 4 vezes por semana, 40 minutos de caminhada, musculação leve e 400 abdominais, não sinto absolutamente nada , a não ser o prazer que os exercicios me traz, queria saber dos senhores, se estou no caminho certo? agradeço pela atenção… EDSON.

  150. Jaqueline Fragoso Disse:

    Oi tenho 32 anos e aquela barriguinha chata que é dura, meu colesterol e triglicerides são elevados,
    gostaria de saber se cm dieta consigo eliminar gordura viceral.
    Obrigada.

  151. Lilia Disse:

    Bom dia, Professor,
    Li no seu site sobre gordura intra abdominal e gostei muito.
    Estou com uma lipoaspiração marcada para início de novembro e gostaria de saber se nestes dias restantes é possivel perder um pouco de gordura intra abdominal antes da cirurgia, pois meu médico disse que se eu emagracer depois da cirurgia a gordura intra abdominal pode escorrer e acumular no flancos novamente prejudicando o resultado da lipo. Tenho 27 anos 1,63 altura e peso 57 kg.
    Como devo proceder neste período restante para perder o máximo possível de gordura intra abdominal?
    Desde já agradeço!
    Um abbraço!

  152. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Mariana, Lilia e Jaqueline.

    Sugiro que faça exercícios regulares com orientação de um Profissional de Ed. Física e acompanhamento nutricional com um profissional da área da nutrição, outra coisa que você poderá fazer fazer uso do tratamento especifico para gordura visceral, não sei se já conhece, mas é um aparelho chamado NARL.. o unico capaz de eliminar essa gordura.
    O NARL vem como um aparelho para ajudar o deslocamento da gordura visceral.
    O tratamento é rápido e indolor. Você poderá encontrar isto em clinicas de estética ou fisioterapia.
    Foi desenvolvido pelo japonês Hiroide Miwa, Neurologista. E foi testado durante anos em universidades e hospitais.
    Att.

  153. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Edson.
    Você está no caminho certo sim, mas sempre procure seguir a orientação de um bom profissional da Ed. Fisica.
    Um grande abraço.

  154. emerson Disse:

    malho a dois anos faço a1 hora e meia de aerobico esteira bike eabdomen e depois musculaçao cortei frituras e doces tenho aparencia atletica porem keria hiperdefiniçao deabdomen oq fazer ?

  155. Renata Disse:

    Olá Professor! Tenho 45 anos, estou acima do peso e com esteatose hepática.Já comecei atividade uso a plataforma vibratória.Gostaria de saber sua opnião se há contra indicação do uso da plataforma vibratória nestes casos de gordura no fígado.Muito Obrigada !

  156. Saulo Disse:

    Ola Professor, adorei este artigo e tow fazendo as mudanças recomendadas por vc, estou em duvida no seguinte: qual seria melhor 2 horas de exercicios corridos por dia, ou 1 hora demanhã e outra 1 hora a noite. obrigado

  157. Raramy Disse:

    Olá Prof.

    Tenho 21 anos, 1,65 m e peso 60 kg (pode não parecer, mas sou magra) e estou malhando a 3 meses. Meu objetivo principal é ganho de massa magra. Em pouco tempo já vi muitos resultados na perna e glúteos.
    Neste mesmo período tenho seguido dieta. Me alimento basicamente de frango, carboidratos integrais, iogurte, salada e proteínas (Whey Protein e Caseína da Optimum) além de aminoacidos antes e depois de malhar. Abro exceção nos fins de semana para comer o que quiser (sorvete, pizza, sushi etc).
    Contudo, tenho agordura abdominal, que pela matéria acredito ser visceral, minha barriguinha é dura e concentrada abaixo do umbigo (até parece que é o músculo que é pra frente). Tomei Lipo6 Black pelas últimas 4 semanas, não terminei as 8 semanas em razão de taquicardia, insônia e fortes dores de cabeça provocadas pelo mesmo. Percebi diminuição de gordura no corpo todo (inclusive nos braços que me incomodava muito), todos dizem que emagreci, mas não vi perda significativa na barriga.
    Ou seja, não sei mais o que fazer para perder essa saliência abdominal que tanto me incomoda.
    Minha personal me sugeriu a tomar Oxyelite, por não causar taquicardia. Mas, pela sua experiência, esse termogênico resolve? Algum conselho para perder essa barriguinha?

    Grata,

    Raramy Belo

  158. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Emerson.
    Para o seu caso você deverá entrar numa fase específica de treinamento onde irá aumentar a intensidade dos exercicios e baixar o volume. Você poderá fazer isto diminuindo o número de repetições e aumetando o carga ou aumentando a velocidade do movimento.
    Fale com o seu Professor ou Personal que ele irá planejar isto com clareza para você.
    Um abraço e sucesso

  159. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Renata.
    Atualmente não existe contra indicação sobre o uso da plataforma vibratória.
    Um grande abraço e sucesso.

  160. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Saulo.
    Em resposta a tua dúvida, caso o teu objetivo é perder peso recomedo fazer as duas horas seguidas, pois assim vc otimiza a queima de gordura como fonte de energia. Lembre de hidratar o organismo a cada 20 minutos no mínimo e alongar o teu corpo após o término do exercício.
    Um abraço e sucesso

  161. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Ramary

    Primeiro sou contra qualquer tipo de orientação de suplementos, pois somente um nutricionista pode fazer isto.

    Lembre que o primeiro lugar onde o seu lugar armazena gordura é na sua cintura e portanto é o último lugar que verá ela diminuir.

    Tenha paciência e siga firme nos exercícios e peça para sua personal entrar numa fase específica de treinamento onde você ira enfatizar a obtenção de massa magra e com isto diminuir a sua massa gorda no abdomen.

    Um bom conselho seria obter uma orientação específica de alimentação com uma nutricionista, pois assim você otimizará o seu treinamento.
    Um abraço e sucesso.

  162. Deise Veron Disse:

    Boa tarde. Sou professora de uma escola técnica e a alguns dias eu procurava uma forma mais didática simples e objetiva de explicar os dois tipos de gordura corpórea. Este artigo ficou ótimo. Peço a gentileza se possível de notificar sempre que publicar novos artigos.

    Cordialmente

    Deise veron

  163. Fernando Disse:

    Bom dia professor…
    Faço uso diário de clonazepan 2 mg sempre quando vou dormir.
    Faço academia (musculação) sempre das 6:00 as 7:00 da manhã. O uso deste medicamento pode interferir no meu objetivo “hipertrofia” ?

Deixe seu comentário