Como o sistema cardiorespiratório se beneficia com o exercício físico

Os exercícios físicos fazem um bem enorme para seu coração, pois para mandar mais sangue para a circulação ele tem que bater mais rápido e mais forte; com o tempo, o coração se torna maior e forte. Normalmente, o volume de sangue bombeado a cada batida é de 700 ml a 800 ml no homem e de 500 ml a 600 ml na mulher. Os exercícios aeróbicos costumam levar estes valores para 1000 ml a 1300 ml nos homens e de 1000 ml e 1100 ml nas mulheres.

fig1.jpgCom o tempo o seu coração passa a ser condicionado ao esforço, ficando mais econômico e eficiente, com isso em repouso, o coração não vai precisar fazer tanto esforço e, assim, a freqüência cardíaca (o número de batimentos) diminui, isto é, com um número menor de batimentos ele consegue bombear muito sangue para todo o seu organismo.

fig2.jpgAs artérias coronárias também se beneficiam. São elas que alimentam de sangue o próprio músculo do coração (miocárdio). E como ele é o órgão da vida, fica bem nutrido e baterá com mais eficiência. Outra coisa: vida sedentária quase sempre é acompanhada de uma alimentação desequilibrada, com excessos de doces e frituras que costumam provocar acúmulo de gordura nos vasos sangüíneos. Resultado: aterosclerose e infarto.

Os exercícios físicos promovem a limpeza de veias e artérias, pois eles aumentam a taxa do HDL (o famoso colesterol bom) que funciona como um verdadeiro faxineiro de artérias. E mais: para atender à demanda de sangue para musculatura e órgãos, o organismo acaba criando vasos colaterais, isto é, os órgãos passam a ter mais sistemas de fornecimento de sangue. Conclusão: o coração passa a ficar mais irrigado, com isso mais protegido de um infarto. Um verdadeiro ciclo de benefícios!

fig3.jpgOs pulmões também saem ganhando. Com o corpo em atividade, os alvéolos pulmonares aumentam de volume, conseguem captar muito mais oxigênio e todo o organismo fica mais oxigenado. Já em repouso respiram de forma mais econômica.

Com os exercícios físicos regulares você se beneficia de uma forma inteligente, pois além de estar se cuidando, você está investindo num dos seus maiores patrimônio: o seu corpo.

Indique este artigo para um amigo Indique este artigo para um amigo

15 comentários para “Como o sistema cardiorespiratório se beneficia com o exercício físico”

  1. Daniela Disse:

    Sou uma jovem pesquisadora, na aréa de idosos e surf, portanto o que poder me enviar para acrecentar em minha pesquisa, agradeço.Parabens pelo sucesso, sei a grande batalhaque é, e o preço a se pagar.

  2. vanilde Disse:

    adorei tudo que aqui lí

  3. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Muito obrigado Vanilde,
    Com informação você se motiva para começar ou para continuar com seus exercícios.
    Um abraço.

  4. Karini e Mayara Disse:

    Se ñ fosse esse SITE a gente tava mortaHhH !

    Obrigada ! xD~

    BjuSsS : *

  5. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Muito obrigado pelo carinho Karini e Mayara.
    Um grande abraço.

  6. fred andrey Disse:

    adorei esse site pesquisei o meu trabalho aqui e vou tirar um 10.
    muito bakna esse site…

    ass:Fred Andrey
    bj’ssss

  7. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Fred.

    Que bom que pude te ajudar.
    Um abraço e obrigado

  8. carolzinha Disse:

    sabe,eu tava procurando algo sobre sistema cardiorespiratorio,e nao encontrei quase nada,mas mesmo assim valeu,é legal fica sabendo esse tipo de coisa!!! =)

  9. felipe Disse:

    eu estava procurando uma pesquisa de escola e eu jaestava desistindo quando finalmente eu encontrei esse site e agoraeu ja fiz essa pasquisa e estoude bem com a vida

  10. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Felipe.
    Que bom que pude te ajudar.
    Um abraço.

  11. giovanna Disse:

    muuuuito muito obrigada , o site me salvoooou ! hahah
    exatamente todas as informacões que eu precisava

  12. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Giovana.
    Que bom que pude lhe ajudar.
    Um grande abraço.

  13. madeira Disse:

    Olá sou academico de ED.Fisica e quero parabenizar ao autor por esmiuçar pra nós oque verdadeiramente são os beneficios cardiorrespiratorio, muito obrigado pela contribuição.

  14. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Madeira.
    Obrigado e continue nos seus estudos.
    Um abraço.

  15. Como o sistema cardiorespiratório se beneficia com o exercício físico | OI AMIGOS E FAMILIA SEJÃO BEM VINDOS Disse:

    […] Como o sistema cardiorespiratório se beneficia com o exercício físico […]