Como o exercício físico proporciona um envelhecimento saudável - parte 1

De acordo com o IBGE já temos no Brasil mais de 20 milhões de pessoas acima de 60 anos de idade e dentro de duas décadas este número deverá dobrar.

Envelhecimento SaudávelA pergunta que devemos responder é: Como queremos chegar aos 60, 70, 80 anos de idade?

Uma resposta que preenche bem essa pergunta se resume assim: Queremos ser independentes!

Independentes para usufruir da vida em sua plenitude, sem precisar depender de uma bengala para caminhar, ter força suficiente para poder fazer e carregar nossas compras, passear com nossas próprias pernas e não depender de outros para fazer nossas atividades diárias.

Envelhecimento SaudávelQuem se cuida desde a infância atinge uma qualidade de vida ao envelhecer inimaginável há alguns anos. Basta fazer escolhas essenciais: não fumar, beber pouco, comer moderadamente, usar protetor solar, viver em harmonia com o próximo e fundamentalmente se exercitar de acordo com a sua faixa etária.

É difícil acreditar que uma receita simples e barata não seja incorporada pela maioria da população.

Você pode ter um envelhecimento saudável desde que construa isso ao longo da vida e não só contar com a sorte ou genética. A genética pode garantir mais anos, mas não garante qualidade de vida.

A forma como você vive hoje vai refletir no futuro, pois quando se é jovem, o corpo tem capacidade de agüentar muitas agressões, mas com o passar do tempo as reservas vão diminuindo e farão falta quando a idade avançar.

Sempre é tempo de começar: ao diminuir seu peso em 10% qualquer pessoa consegue reduzir significativamente o nível de pressão sanguínea e tirar benefícios disso.

Muita gente faz até piada com cuidados no estilo de vida, dizendo que tais cuidados não passam de modismo ou exagero. Este tipo de conversa é bacana para animar uma noitada sem assunto, mas é cada vez mais difícil de levar isso a sério.

Envelhecimento SaudávelCientistas da Harvard Medical School acompanharam durante 25 anos o estilo de vida de 120 mil enfermeiras e os resultados das amostras de sangue, questionários e testes mostraram que: as que não fumavam, alimentavam-se corretamente, controlavam o peso e faziam exercícios, estavam vivendo mais e melhor e aparentavam menos idade que as outras.

Outro estudo, o Framingham Heart Study mostrou que quem gasta 2 mil calorias por semana com a prática de exercícios – meia hora de caminhada por dia – aumenta a expectativa de vida em dois anos.

Na Universidade de Stanforf, pesquisadores mostraram que a prática de exercícios moderados na terceira idade resulta em uma hora a mais de sono por dia.

Envelhecimento SaudávelEm outro estudo, feito com 2 mil homens com mais de 50 anos, foi revelado que aqueles que se exercitavam 20 minutos todos os dias tinham a metade do risco dos sedentários de sofrer de impotência sexual.

Portanto, você pode ter um envelhecimento saudável, vivendo melhor que seus pais, graças a combinação de escolhas certas, novos conhecimentos científicos, informação e disposição pessoal, e com certeza você poderá dizer no futuro que envelheceu bem porque começou a se cuidar a tempo, ama a vida e vai vivê-la na sua plenitude com dignidade.

Aguarde mais artigos sobre o assunto e obrigado pela leitura.

Indique este artigo para um amigo Indique este artigo para um amigo

14 comentários para “Como o exercício físico proporciona um envelhecimento saudável - parte 1”

  1. Rogério Disse:

    Gostei muito dos artigos quero ler mais ainda coisas que falem do corpo

  2. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Rogério.
    Muito obrigado e continue lendo os outros artigos.
    Sucesso e um abraço.

  3. Miriam Disse:

    Adorei artigos, era exatamente o que procurava.
    Parabéns!

  4. Nimui Disse:

    Gostei muito do assunto, parabéns!
    Continuarei visitando o site para ler novos artigos.

  5. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Obrigado Nimui e fico feliz que tenha gostado.
    Um abraço.

  6. carlos eduardo resenti Disse:

    muito bom …

  7. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Carlos.
    Muito obrigado.

  8. carla Disse:

    Eu achei massa !
    esse história de idosos poder ter exercício

  9. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Que bom que gostou Carla.
    Um grande abraço e sucesso.

  10. Jessica Disse:

    Essa explicação esta otima!
    Esta nos passando um conhecimento excelente
    Muito bem explicada para quem é realmente interessado nesse assunto.
    Meu Parabéns!

  11. patricia Disse:

    eu tenho um corpo legal… mas como tenho o bumbum muito grande tenho tendencia a flacidez… começei a fazer exercicios e mudei a alimentaçao, gostaria que postassem aqui alguma coisa relacionada com o endurecer os musculos… O blog esta muito bacana ameiiiiii…

  12. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Patrícia.
    Obrigado pelo comentário.
    Quanto “o endurecer os músculos…” sugiro que tu fales com teu professor onde faz os exercícios que ele poderá te ajudar neste quesito.
    Um abraço.

  13. Hugo Emidio Disse:

    Muito bom o artigo,facil leitura e entendimento.Parabens!

  14. Prof. João Batista Dalmoro Disse:

    Olá Hugo.
    Obrigado pelos comentários.
    Um abraço.